Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/05/2024 | 07:54

Tempo

Nuvem gigante se forma antes de temporal em Chapecó

Publicado em 21/03/2024 ás10:45

Reprodução Vídeo

Foto: Reprodução Vídeo

A formação de uma nuvem atípica, chamada 'Scud Cloud', foi flagrada na manhã desta quinta-feira (21) sobre o aeroporto de Chapecó. Logo após, a cidade registrou um temporal com queda de árvores.

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno não produz condições climáticas severas, além de não anteceder tornado ou tromba d’água. As nuvens desse tipo "não giram e geralmente se destacam do fundo da tempestade", segundo o órgão.

"Apesar de serem muito semelhantes às nuvens funil, o mecanismo de formação das 'Scuds Clouds' é diferente. Elas estão associadas às nuvens cumulonimbus e se formam em áreas de aumento de umidade relativa à medida que o ar sobe durante uma tempestade", afirmou a Defesa Civil.

Segundo a o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, a formação do fenômeno aconteceu devido ao contraste de temperaturas registrado no estado nesta quinta. Isso porque a massa de ar quente que tem predominado e impulsionado as altas temperaturas nos últimos dias vai dar lugar à frente fria.

"Isso não é um tornado. Falta a rotação e ventania para ser um tornado", disse.

Autor do vídeo, o delegado e piloto do Serviço Aeropolicial de Fronteira (Saer) Albert Silveira estava no galpão da Polícia Civil quando percebeu a nuvem e registrou o momento, por volta das 7h30. Perto das 8h30, a cidade registrou chuva forte.

Fonte: G1/SC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X