Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/04/2024 | 01:11

Joaçaba

Ação social: alunos soldados da Polícia Militar doam sangue

Publicado em 14/02/2014 ás12:00

Aluno Edimar Lima de Jesus realizou sua 15ª doação

Foto: Aluno Edimar Lima de Jesus realizou sua 15ª doação

Na manhã desta sexta-feira (14) os 31 alunos soldados que realizam o curso de formação no 26º Batalhão de Polícia Militar de Herval d´Oeste, participaram de uma ação social da corporação no Hemosc de Joaçaba. A atividade extraclasse teve início por volta das 09h30, quando os alunos passaram por uma triagem para definir quem estava apto a doar sangue.

“É uma experiência prazerosa saber que podemos ajudar alguém”, disseram os alunos soldados Helder Bueno, 26 anos, e Edimar Lima de Jesus, 25 anos. Ambos são de Lages e já haviam procurado o Hemosc de Joaçaba para doar sangue. Helder se tornou um doador depois que veio fazer o curso, enquanto que Lima era doador em sua cidade e nesta sexta-feira realizou sua 15ª doação.

“Essas ações são bem vindas porque podemos fracionar essas bolsas em três hemocomponentes (plasma, plaqueta e hemácias), independente da tipagem (A, B, O, e AB), o que nos dá uma certa tranquilidade” destacou Monica Beal, responsável pela captação. “Só a vítima de acidente recebe a bolsa total, para os demais usamos as frações de sangue”, explicou Monica esperando que mais empresas adotem a ideia até o carnaval, quando a demanda é ainda maior. Cerca de 20 bolsas de sangue foram coletas nesta ação social da Polícia Militar, pois alguns alunos haviam doado recentemente.

De acordo com a responsável pela captação, no início de ano há uma queda acentuada no estoque de sangue. A média de 500 doações mensais cai para 200, por ser tratar de um período de férias. “A maioria das pessoas viajam, o que acaba dificultando muito nosso trabalho, pois o Hemosc atende 500 mil pessoas em 27 municípios da região”, comentou Monica.  

“Essa ação mostra o engajamento do policial com a sociedade. Isso é muito importante”, ressaltou Tenente Alesandro, chefe de comunicação da Polícia Militar. “É um lado solidário da turma que demonstra o espírito de corpo que estão aprendendo na academia”, acrescentou ao afirmar que todos aceitaram a ideia e foram de forma voluntária.

O curso:

O curso iniciou no dia 07 de outubro de 2013, tendo como carga horária aproximadamente 1.400 horas/aula que contemplam disciplinas práticas e teóricas nas várias áreas do conhecimento, além de operação de policiamento ostensivo. Os alunos que estão na metade do segundo módulo, estão realizando estágios operacionais nas ruas, COPOM e videomonitoramento. O curso tem término previsto para o final do mês de junho.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X