Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/07/2021 | 10:39

Carnaval

Atraso no repasse do governo do estado preocupa Liga das Escolas de Samba

Publicado em 27 de Fevereiro de 2014 às14h00

Diretoria da Liga respondendo questionamentos

Foto: Diretoria da Liga respondendo questionamentos

O atraso na liberação dos recursos do governo do estado para a realização do Carnaval de Joaçaba, praticamente pautou o encontro da Liesjho (Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste) com a imprensa na manhã desta quinta-feira (27) na Câmara de Vereadores.

O tesoureiro da Liga, Gilmar Bonamigo, explicou que o governo migrou para o SIGEF (Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal), e com isso os técnicos não tiveram tempo hábil para analisar os projetos que são encaminhados ao Conselho de Turismo e posteriormente ao Comitê Gestor para a aprovação. “Foi um erro de planejamento estratégico do governo”, afirmou Bonamigo. “O projeto de 2013 foi cadastrado no sistema em novembro de 2011, onde eles tiveram um ano e três meses para analisar. O novo sistema abriu o credenciamento de 20 a 30 de novembro, sendo prorrogado por mais 6 dias. Depois começam as readequações, pois nos pediram a comprovação técnica do pessoal envolvido no projeto, e ainda tivemos o recesso de final de ano, não havendo capacidade técnica para a analise de todos documentos” justificou Bonamigo ao informar que o projeto foi aprovado na última terça-feira (25) e os recursos na ordem de R$ 1 milhão de reais, foram empenhados e estão garantidos. “Agora tem a burocracia e a abertura da conta que será feita pelo próprio estado”.

Segundo o tesoureiro, a Liga terá que depositar 10% (R$ 111 mil) como contrapartida para receber os recursos. “Eles não aceitam o dinheiro dos ingressos que deverão ser depositados na mesma conta devendo ser gastos dentro das normas de aplicação de recursos públicos. Precisamos que o Carnafolia nos dê esse lucro para depositar a contrapartida, mesmo assim provavelmente o montante do governo só seja liberado depois do evento”, lamentou. “Estamos engessados. Com o dinheiro no banco sem poder pagar ninguém”, esclareceu Bonamigo.

Com esta nova realidade, a Liga está preocupada com a contratação do corpo de jurados do Rio de Janeiro, pois não poderá cumprir o acordo de depositar 50% de forma antecipada. “Estamos entrando em contanto com eles e explicando. Vamos enviar documentos que comprovem que os recursos estão garantidos, mas ainda não podemos afirmar se vão aceitar essa nova forma” revelou Bonamigo. “Caso os jurados não aceitem, o carnaval será realizado da mesma forma, mas não haverá avaliação das escolas” disse o tesoureiro afirmando não existir um Plano B.

No encontro, o diretor de Carnaval, engenheiro Euclides Albuquerque, informou que os Bombeiros fizeram uma vistoria prévia nesta quarta-feira e aprovaram a nova estrutura do evento. “Depois do triste episódio da Boate em Santa Maria, as normas se tornaram mais rígidas e tivemos que nos readequar às regras. No entanto, essa nova estrutura nos garante uma segurança que foi até elogiada”, comentou. “Vai ser o maior Carnaval dos últimos tempos” garantiu Euclides destacando que o evento agrega neste ano o desfile das escolas de samba e de blocos, Carnafolia, carnaval para melhor idade, infantil, baile de clube e feira.

“Está praticamente tudo pronto. Tanto a Liga como as escolas estão nos últimos detalhes para que este seja um dos melhores desfiles em Joaçaba”, destacou o presidente da Liesjho Sérgio Giacometti. O presidente da Liga aproveitou o momento para ressaltar a importância da parceria com a Ambev (Companhia de Bebidas das Américas). “A estrutura do nosso carnaval é muito cara. Nem mesmo os recursos da Prefeitura, Governo do Estado e venda de todos os ingressos são suficientes” justificou Sérgio ao dizer que o proprietário da ACB Bebidas, Adilar Blanger, foi importante na formalização da parceria. “Fizemos uma parceria que deve ser satisfatória tanto para a Liga como para a empresa” disse Sérgio sem revelar números da negociação. A Skol fará a exploração dos camarotes e Carnafolia em sociedade com a Liga e promete novos shows para o evento nos próximos anos.

Quesitos

A exclusão do quesito harmonia no desfile deste ano foi questionada pelos jornalistas. Segundo o diretor social e esportivo, Cesar Junqueira, a Liga atendeu o pedido de duas escolas que se acharam prejudicadas com o julgamento. “Atendemos as escolas assim como fizemos com o quesito conjunto que também foi abolido. Vai ser um teste, vamos ver como se comportam as escolas, mas isso não significa que elas não tenham que ter harmonia” explicou Cesar deixando claro que o quesito poderá voltar a ser julgado nos próximos carnavais.

O Carnaval de Joaçaba será julgado em oito quesitos: Alegorias; Bateria; Comissão de Frente; Evolução; Enredo; Fantasias; Mestre Sala e Porta-Bandeira e Samba de Enredo.

Os integrantes da Liga informaram ainda que os ingressos para a primeira noite dos desfiles (sábado dia 01) estão praticamente esgotados. Para a segunda-feira (03) restam ainda 50%. O desfile que terá a transmissão da BAND SC, deve iniciar por volta das 21h30.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X