Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 13/12/2024 | 11:13

Herval d' Oeste

Sessão Temática debate Plano de Mobilidade Urbana em Herval d’Oeste

Publicado em 07/11/2024 ás15:00

Divulgação

Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Herval d'Oeste realizou uma sessão temática na noite de segunda-feira (4) para discutir o Projeto de Lei nº 046/2024, que "Institui o Plano Municipal de Mobilidade Urbana". A sessão, proposta pelo vereador Clair Tessari (PL), contou com a participação de representantes da sociedade civil, moradores, membros da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação e da equipe técnica do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA), responsável pela apresentação do plano.

A implantação do Plano de Mobilidade Urbana, fundamentada na Lei 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana, é obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes. O plano busca integrar os diferentes modos de transporte e melhorar a acessibilidade e mobilidade de pessoas e cargas no município.

A coordenadora dos Planos de Mobilidade Urbana do CINCATARINA, Gesiane Heusser, explicou que o plano foi desenvolvido por uma equipe especializada, seguindo etapas como metodologia, diagnóstico, plano de ações estratégicas, audiência pública e revisão final. "O Plano de Mobilidade Urbana é fruto de muito trabalho, tanto de gabinete quanto em campo. Nossos técnicos coletaram dados essenciais e foram às ruas para levantamentos, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento urbano de Herval d’Oeste", destacou Gesiane.

Os vereadores aproveitaram a ocasião para fazer perguntas e trocar ideias sobre o projeto. O vereador Clair Tessari comentou que a concretização de todas as propostas do plano seria ideal, mas reconheceu as limitações. "Seria um sonho poder realizar tudo que está no plano, mas temos desafios, como a Rodovia do Ovo, onde é difícil implementar calçadas", afirmou Tessari.

Ele também destacou que o projeto será revisado pela próxima administração, com prazo de análise e votação a partir de abril do próximo ano. "Algumas metas exigem dois mandatos para execução. É fundamental priorizar certos aspectos, como o transporte coletivo, que necessita de melhorias urgentes", pontuou.

O Plano de Mobilidade Urbana contempla eixos fundamentais como pedestres, ciclistas, transporte coletivo, transporte individual, cargas e circulação viária. "A longo prazo, serão analisadas leis, infraestrutura e todas as modalidades de transporte, buscando oferecer o melhor para Herval d’Oeste dentro das nossas possibilidades", finalizou o vereador Clair Tessari.

Fonte: Camila Freitas/Ascom Câmara de Vereadores

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X