Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 09:26

Joaçaba

Udesc vai abrir processos seletivos para os primeiros cursos em Joaçaba

Publicado em 31/03/2014 ás19:30

Secretário Regional apresentado projeto da Udesc

Foto: Secretário Regional apresentado projeto da Udesc

O secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, participou, nesta segunda-feira, 31, de reunião na Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc). O objetivo foi apresentar as principais obras e projetos com recursos do Governo do Estado em andamento nos 13 municípios de abrangência. Além da diretoria da Acioc, participaram empresários, representantes de entidades e dos poderes Executivo e Legislativo.

Grando abordou a ampliação do Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust); o Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva da Macrorregião Meio-Oeste; o Centro de Inovação; a reforma, ampliação e adequação de quatro escolas da rede estadual; a pavimentação da SC-467, trecho Ouro - Jaborá; a revitalização da SC-453, trecho Tangará – Luzerna; e a revitalização do acesso Adolfo Ziguelli. Os investimentos ultrapassam R$ 250 milhões, por meio do Pacto por Santa Catarina.

O destaque da reunião, no entanto, foi a instalação do polo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joaçaba. Conforme informou o secretário, as inscrições para os processos seletivos dos primeiros cursos abrem em abril, com oferta de vagas para o segundo semestre de 2014.

Grando lembrou que no dia 12 de março uma equipe do Ministério da Educação (MEC) esteve em Joaçaba para uma avaliação do local que abrigará o polo, que já está apto, conforme consta no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) / Universidade Aberta do Brasil (UAB). No dia 20 de março, na Secretaria de Estado da Educação, na reunião ordinária do Forum Permanente de Formação de Professores, o processo de implantação da Udesc em Joaçaba foi aprovado.

A descentralização do recurso para a construção do prédio da Udesc, ao lado da sede da SDR Joaçaba, na área central do município, é prevista para os próximos dias. A obra deve iniciar ainda no mês de abril, com investimento de R$ 404 mil, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Jorginho Mello. Conforme o secretário, caso o prédio não esteja concluído até o início das aulas, no mês de agosto, a Udesc já tem a disposição um espaço adequado para as atividades.

Escola de Ofício

Durante a reunião na Acioc o secretário Ricardo Grando também explanou sobre a instalação de uma Escola de Ofício na antiga Escola Iraí Zílio, no bairro Flor da Serra, em Joaçaba. O espaço deve receber as adequações necessárias no segundo semestre, para que as primeiras vagas para cursos de qualificação sejam ofertadas em 2015. “O convênio está sendo formatado com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina e os cursos serão viabilizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)”, informou.

Santa Catarina já conta com uma Escola de Ofício em Palhoça, na Grande Florianópolis. Além de Joaçaba, estão previstas Escolas de Ofício em Maravilha, Pinhalzinho, Joinville e Chapecó. O objetivo do projeto, que integra o Pacto pela Proteção Social, do Governo do Estado, é oferecer oportunidade para as famílias em vulnerabilidade social e mais qualidade de vida e inclusão.

Fonte: Mayelle Hall/SDR

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X