Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 03:52

Estado

Santa Catarina lidera adesão à vacina contra HPV

Publicado em 02/04/2014 ás08:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) sobre a campanha de vacinação contra o HPV revela que Santa Catarina é o Estado que teve até agora a maior adesão, com 85% do objetivo alcançado. Segundo o levantamento, 106.692 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos já foram imunizadas no território catarinense. A meta é vacinar 125.970 garotas.

O desempenho de Santa Catarina, com 85% de adesão à campanha, vem seguido por São Paulo, com a imunização de 643 mil meninas, o equivalente a 80% da meta. O Rio Grande do Sul vem em terceiro lugar, com 151 mil garotas vacinadas, o que representa 73% da meta.

Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), atribui o excelente desempenho da cobertura vacinal às características do nosso Estado, que sempre aderiu muito bem às campanhas de saúde. “O histórico das vacinações em Santa Catarina serve como exemplo para o Ministério da Saúde, uma vez que nossa população tem consciência da importância da prevenção na saúde pública”, destaca Vanessa.

Os menores índices de cobertura vacinal foram registrados na Região Norte do país, com alcance de apenas 38% da meta. Amazonas obteve até agora 8% e Amapá 17%, e são os estados com o menor percentual.

O levantamento do MS mostra que desde o lançamento da campanha, no dia 10 de março, já foram vacinadas contra o HPV cerca de 2,4 milhões de meninas em todo o país. Os números representam 58% da meta estipulada pelo governo federal, que é imunizar 4,1 milhões do público alvo.

O Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose (de um total de três) seja aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram à estratégia iniciada no dia 10 de março. A vacina também está disponível nos 36 mil postos de saúde brasileiros durante todo o ano. A segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

Segurança

Usada como estratégia de saúde pública em 51 países, a vacina utilizada no Brasil é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem eficácia de 98% contra o vírus HPV. O Comitê Consultivo Mundial sobre Segurança das Vacinas, responsável por prestar assessoramento científico à OMS, atestou novamente a segurança da vacina contra o HPV, durante reunião realizada no dia 12 de março.

Desde o lançamento da vacina contra o HPV, em 2006, mais de 170 milhões de doses foram aplicadas no mundo. Diversos estudos que monitoraram, durante anos, milhares de pessoas vacinadas na Austrália, Europa e América do Norte, excluíram a ocorrência de eventos adversos graves ou permanentes.

Proteção

Para o primeiro ano de vacinação, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, dos quais dois (subtipos 16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X