Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 10:27

Região

Colegiado da Ammoc visita agroindústrias familiares de Jaborá

Publicado em 04/04/2014 ás17:00

Nessa quarta-feira (2) uma comitiva com 25 integrantes, entre nutricionistas, Secretários de Educação e também técnicos das Secretarias de Agricultura de municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc) fizeram uma visita técnica às agroindústrias de Jaborá. O objetivo da visita, segundo Marize Coletti, coordenadora dos Colegiados da Associação, foi o de conhecer as agroindústrias locais, com o intuito de trocar informações sobre agricultura familiar e inserção de seus produtos na merenda escolar.

A proposta para realização desse intercâmbio foi apresentada por Marize ainda no ano passado, pois o grupo tem visitado as agroindústrias da região para conhecer o processo de produção e também para troca de informações visando a qualidade da merenda escolar.   Em Jaborá, a comitiva foi acompanhada pela secretária de Educação e Desporto, Tatiana Coradi Nora, pelo secretário  de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental, Barcelides Nicolli e pelo engenheiro agrônomo da Epagri de Joaçaba, Túlio Dassi. O vice-prefeito Adelir Inácio também esteve presente e parabenizou a todos pela iniciativa e por sua preocupação com a qualidade na alimentação dos estudantes.

Foram visitadas agroindústrias familiares dos associados da CooperJaborá, cujos produtos levam a marca “Questo Si”, como: fábrica de doces e conservas, de bolachas, massas frescas, suco de uva, moinho de farinha de milho e um frigorífico, para que os municípios que ainda não têm esses produtos em suas agroindústrias locais possam inseri-los no Programa de Aquisição de Alimentos. O PAA determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. Foram visitadas as agroindústrias: Doces e Conservas da Eda (Linha Alto Andrade),Panificadora Davani (Linha Lajeado Andrade),Massas Pavan (Linha São Francisco), Friprando (Linha Boa Vista),  Moinho Ferrari (Linha Jaborazinho) e  Fábrica de Suco de Uva (Casa da Uva Boa).

De acordo com a Secretária de Educação e Desporto, Tatiana Coradi Nora, os participantes ficaram muito satisfeitos com essa ação. “Essa proposta que a Marize nos trouxe foi muito positiva tanto para a área de Educação quanto Agricultura. Além da melhoria na qualidade da merenda escolar, esse trabalho facilita aos técnicos atenderem a determinação do PAA, ao adquirirem maiores informações sobre a agroindústria familiar e também auxilia os produtores rurais a expandirem suas vendas”, avaliou a secretária.

Fonte: Joce Pereira

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X