Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 21/06/2024 | 04:17

Joaçaba

Doenças e acidentes de trabalho afetam mais de dois mil trabalhadores da região

Publicado em 11/04/2014 ás09:00

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

Em três anos (2010, 2011 e 2012), somente na região de cobertura da agência do INSS de Joaçaba, que compreende 10 municípios, 2.127 pessoas foram afastadas do trabalho ou aposentadas por invalidez em decorrência de doenças e acidentes cujas causas estavam relacionadas ao trabalho. Desses números, 1.911 trabalhadores receberam auxílio doença, 46 auxílio acidente e 170 foram aposentados por invalidez.

Na comparação entre homens e mulheres, há mais benefícios de auxílio temporário para homens: 1.086 auxílios doença e 35 auxílios acidente concedidos a homens, enquanto para mulheres foram 843 auxílios doença e 11 auxílios acidentes. Por outro lado, no número de aposentadorias por invalidez a relação se inverte: 84 para homens e 86 para mulheres.

De acordo com o professor Dr. Jovani Antônio Steffani, que integra o corpo docente do Mestrado em Biociências e Saúde da Unoesc e tem pesquisas focadas em políticas públicas de saúde e saúde do trabalhador, esses números são bastante alarmantes considerando-se a população dos municípios abarcados pela agência do INSS de Joaçaba. Ele explica que, de acordo com o IBGE, a região tem 62,9 mil pessoas economicamente ativas, mas somente 1/3 desses trabalhadores são assegurados pelo INSS. Diante disso, estima-se que o número de trabalhadores que sofrem por doenças ou acidentes do trabalho seja três vezes maior que os números apontados pelos dados da Previdência Social e corresponda a 11% da população economicamente ativa.

– Esses dados sinalizam para um tipo de trabalho bastante penoso em nossa região, cuja agroindustrialização predomina, influenciando o modo de trabalho das pessoas, inclusive dos agricultores familiares – diz o professor.

Catarinenses adoecem 48% mais que a média nacional

Em dezembro de 2013, uma pesquisa encomendada pelo Ministério Público do Trabalho, desenvolvida pela UFSC e pela Univali, apontou que os trabalhadores catarinenses adoecem 48% mais que a média nacional. Ainda segundo a pesquisa, o setor que teve o maior número de trabalhadores afastados por doenças ocupacionais foi o de frigoríficos. Os municípios de Capinzal e Concórdia, localizados na região Meio-oeste, foram apontados como o segundo e o terceiro no Estado em afastamentos previdenciários de trabalhadores de frigoríficos.

III Seminário de Saúde do Trabalhador

Essas e outras constatações motivam a realização do III Seminário de Saúde do Trabalhador em Joaçaba. O evento acontecerá no dia 24 de abril, a partir das 19h, no Auditório Afonso Dresch, na Unoesc. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 23, nos sindicatos de trabalhadores envolvidos na organização do evento, na agência do INSS de Joaçaba, na sede da ACIOC ou no site www.cmsjoacaba.com.br.

Nesta edição, a programação compreenderá dois pronunciamentos: o primeiro será do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador da Assembleia Legislativa, deputado estadual Neodi Saretta; o segundo do juiz do Trabalho de Joaçaba, Rodrigo Goldschmidt. Ao final, será aberto espaço para perguntas da plateia e o debate sobre os assuntos abordados pelos dois palestrantes.

O seminário é promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joaçaba com o apoio da Unoesc, do Sesi, da ACIOC, da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social de Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna (Asaprev), da Receita Federal, da empresa Estrelatur, além de 10 sindicatos de trabalhadores que atuam em Joaçaba e na região.

Concurso de Fotografia

A programação do III Seminário de Saúde do Trabalhador inclui um concurso de fotografia sobre o tema "O trabalho pela vida. Não a vida pelo trabalho”. O objetivo desta ação é chamar atenção para o cotidiano local, com imagens que retratem indivíduos exercendo suas atividades em situações de risco e negligência, acidentes ou adoecimento em decorrência do trabalho registrados na região.

Qualquer pessoa pode participar. A inscrição pode ser feita até o dia 18 de abril, no site www.cmsjoacaba.com.br, onde também é possível encontrar o regulamento, com mais detalhes sobre o concurso.

Fonte: Bruna Santos de Andrade/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X