

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 01/10/2023 | 22:06
Publicado em 11 de Abril de 2014 às09h00
Em três anos (2010, 2011 e 2012), somente na região de cobertura da agência do INSS de Joaçaba, que compreende 10 municípios, 2.127 pessoas foram afastadas do trabalho ou aposentadas por invalidez em decorrência de doenças e acidentes cujas causas estavam relacionadas ao trabalho. Desses números, 1.911 trabalhadores receberam auxílio doença, 46 auxílio acidente e 170 foram aposentados por invalidez.
Na comparação entre homens e mulheres, há mais benefícios de auxílio temporário para homens: 1.086 auxílios doença e 35 auxílios acidente concedidos a homens, enquanto para mulheres foram 843 auxílios doença e 11 auxílios acidentes. Por outro lado, no número de aposentadorias por invalidez a relação se inverte: 84 para homens e 86 para mulheres.
De acordo com o professor Dr. Jovani Antônio Steffani, que integra o corpo docente do Mestrado em Biociências e Saúde da Unoesc e tem pesquisas focadas em políticas públicas de saúde e saúde do trabalhador, esses números são bastante alarmantes considerando-se a população dos municípios abarcados pela agência do INSS de Joaçaba. Ele explica que, de acordo com o IBGE, a região tem 62,9 mil pessoas economicamente ativas, mas somente 1/3 desses trabalhadores são assegurados pelo INSS. Diante disso, estima-se que o número de trabalhadores que sofrem por doenças ou acidentes do trabalho seja três vezes maior que os números apontados pelos dados da Previdência Social e corresponda a 11% da população economicamente ativa.
– Esses dados sinalizam para um tipo de trabalho bastante penoso em nossa região, cuja agroindustrialização predomina, influenciando o modo de trabalho das pessoas, inclusive dos agricultores familiares – diz o professor.
Catarinenses adoecem 48% mais que a média nacional
Em dezembro de 2013, uma pesquisa encomendada pelo Ministério Público do Trabalho, desenvolvida pela UFSC e pela Univali, apontou que os trabalhadores catarinenses adoecem 48% mais que a média nacional. Ainda segundo a pesquisa, o setor que teve o maior número de trabalhadores afastados por doenças ocupacionais foi o de frigoríficos. Os municípios de Capinzal e Concórdia, localizados na região Meio-oeste, foram apontados como o segundo e o terceiro no Estado em afastamentos previdenciários de trabalhadores de frigoríficos.
III Seminário de Saúde do Trabalhador
Essas e outras constatações motivam a realização do III Seminário de Saúde do Trabalhador em Joaçaba. O evento acontecerá no dia 24 de abril, a partir das 19h, no Auditório Afonso Dresch, na Unoesc. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 23, nos sindicatos de trabalhadores envolvidos na organização do evento, na agência do INSS de Joaçaba, na sede da ACIOC ou no site www.cmsjoacaba.com.br.
Nesta edição, a programação compreenderá dois pronunciamentos: o primeiro será do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador da Assembleia Legislativa, deputado estadual Neodi Saretta; o segundo do juiz do Trabalho de Joaçaba, Rodrigo Goldschmidt. Ao final, será aberto espaço para perguntas da plateia e o debate sobre os assuntos abordados pelos dois palestrantes.
O seminário é promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joaçaba com o apoio da Unoesc, do Sesi, da ACIOC, da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social de Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna (Asaprev), da Receita Federal, da empresa Estrelatur, além de 10 sindicatos de trabalhadores que atuam em Joaçaba e na região.
Concurso de Fotografia
A programação do III Seminário de Saúde do Trabalhador inclui um concurso de fotografia sobre o tema "O trabalho pela vida. Não a vida pelo trabalho”. O objetivo desta ação é chamar atenção para o cotidiano local, com imagens que retratem indivíduos exercendo suas atividades em situações de risco e negligência, acidentes ou adoecimento em decorrência do trabalho registrados na região.
Qualquer pessoa pode participar. A inscrição pode ser feita até o dia 18 de abril, no site www.cmsjoacaba.com.br, onde também é possível encontrar o regulamento, com mais detalhes sobre o concurso.
Fonte: Bruna Santos de Andrade/UnoescA PM foi acionada por volta das 15h, depois que populares avistaram o cadáver boiando atrás da sede do bairro São Vicente
Familiares relataram que a vítima possuía problemas cardíacos, descartando qualquer possibilidade de crime no local
Vídeo com a professora explicando em que situações a palavra todes poderia ser usada gerou polêmica após compartilhamento
Diferentemente do que foi exposto, o cão não foi abandonado e mesmo pulou do carro, apenas saiu correndo atrás do veículo
Bombeiros foram acionados para atender ocorrência de incêndio em veículo, quando se depararam com a vítima caída na vala
Embora a causa da morte seja indeterminada, devido ao estado de putrefação o corpo, a hipótese de suicídio foi descartada
Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3522-1787