Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 11:49

Joaçaba

Fomenta inicia nesta quinta-feira em Joaçaba

Publicado em 21/05/2014 ás09:40

Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), será realizado no Clube Cruzeiro de Joaçaba o Fomenta, que é um Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, um evento que viabiliza o encontro de micro e pequenas empresas (MPEs) com os grandes compradores da administração pública direta e indireta (governo federal, estadual e municipal) e com empresas estatais.

Joaçaba é o primeiro município de Santa Catarina a receber o Fomenta,  uma grande oportunidade para fomentar a participação das MPEs nas compras governamentais. A iniciativa é fruto de parceria entre o Sebrae Nacional, o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por intermédio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, as unidades do Sebrae nos Estados e órgãos do governo local, nos âmbitos estadual e municipal.

Os principais objetivos do Fomenta são:- criar condições para a ampliação da participação das micro e pequenas empresas no volume de compras ($) dos governos federal, estaduais e municipais e suas estatais; - promover a capacitação das MPEs para conhecimento sobre os principais instrumentos jurídicos e operacionais que propiciem seu acesso no mercado das compras governamentais; - disseminar boas práticas e fornecer subsídios técnicos e jurídicos que assegurem o tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte previsto no capítulo V - do Acesso aos Mercados, da Lei Complementar Federal 123/2006 - Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

O Fomenta também visa divulgar amplamente os procedimentos, especificações e exigências dos grandes compradores públicos, das esferas federal, estadual e municipal, para suas aquisições de bens, serviços e obras, focando nos setores com forte participação de MPEs, sobretudo pequenos negócios ligados aos setores e projetos coletivos prioritários do Sistema Sebrae;- sensibilizar os grandes compradores públicos para a sua responsabilidade como indutores e promotores do desenvolvimento local, deixando de ser meros repositores de estoques;- aproximar as micro e pequenas empresas dos grandes mercados das compras públicas para que sejam estimuladas a fornecer para as instituições públicas, constituindo, assim, mais uma fonte de faturamento.

O Fomenta possui algumas versões: nacional, estadual e a regional. A diferença entre elas é que a nacional aborda o tema das compras governamentais de forma mais ampla, com foco nas esferas federal e estadual, podendo ter a participação de representantes de todos os estados. A versão estadual ou regional aborda o tema no âmbito estadual e municipal, funcionando como indutor da aplicação do capítulo V da Lei Geral nessas esferas de governo.

Segundo a coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, Sueli Bernardi, a realização desse evento na região Meio Oeste, promoverá e  movimentará a economia regional e fortalecerá as MPE's, á partir do estimulo e aproximação ao mercado de compras governamentais. “O objetivo é contribuir na ampliação do acesso das microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais ao mercado das compras governamentais na região Meio Oeste, fortalecendo sua competitividade e sustentabilidade”. O público esperado é de 150 empresas, entre fornecedoras e compradoras públicas e privadas, das esferas municipal, regional e estadual.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/04/2014

8 horas - Recepção e café

8h30- Credenciamento               

9 horas - Abertura oficial

9h30- Palestra de Abertura: Oportunidade para as Micro e Pequenas empresas  no Mercado das compras Governamentais com  Luiz Maurício Junqueira Zanin - Consultor Sebrae Nacional           

11h20 - Palestra: Panorama de Compras Governamentais em SC, com  Katia Rausch – Assessoria de Políticas Públicas do  Sebrae/SC

12h20 -Intervalo para Almoço – No mesmo local          

14 horas às 17 horas- Painel de Oportunidades – Talk Show

*             Case – Prefeito Empreendedor - Volmir Pedro Lawisch – Vice- prefeito de Tunápolis/SC

*             Case – MPE fornecedor para o Poder Público - Daniel de Oliveira MEI

*             Município de Joaçaba - Rafael Laske - Prefeito municipal

*             Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Joaçaba – Nelci Fátima Trento Bortolini – Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

*             Hospital Universitário Santa Terezinha – Prof Adgar Zeferino Bittencourt – Diretor Geral do HUST

*             Sebrae-SC – Alcionei Rocha dos Santos – Coordenador Estadual central de compras do Sebrae/SC

*             Câmara Municipal de Vereadores de Joaçaba – Cristiane Denardi – Analista de Compras e Licitações

*             UNOESC – Lindamir Secchi Gadler – Gerente Administrativa

*             Banco do Brasil – Miria Teresinha de Aquino – Gerente do Setor de Licitações e compras

17 horas - Pesquisa de avaliação com os participantes do Fomenta      

17h30 - Cadastramento das empresas nos portais das entidades do Painel de Oportunidades e Café  e Encerramento das atividades

Dia 23/05/2014

9 horas - Sessão de Negócios

12 horas- Pesquisa de avaliação com os participantes da Sessão de Negócios

12h30 - Encerramento das atividades

Fonte: Joce Pereira

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X