Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 20/04/2024 | 03:41

Joaçaba

Sebrae realizou o 1º Fomenta de SC em Joaçaba

Publicado em 26/05/2014 ás11:27

Sueli Bernardi coordenadora regional do Sebrae

Foto: Sueli Bernardi coordenadora regional do Sebrae

Foi realizado nos dias 22 e 23 deste mês, no Clube Cruzeiro em Joaçaba o 1º Fomenta, que é um Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, um evento que viabilizou o encontro de micro e pequenas empresas (MPEs) com os grandes compradores da administração pública direta e indireta (governo federal, estadual e municipal) e com empresas estatais.

Joaçaba foi a primeira cidade do estado a receber o Fomenta que  é fruto de uma parceria entre o Sebrae Nacional, o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por intermédio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, as unidades do Sebrae nos Estados e órgãos do governo local, nos âmbitos estadual e municipal.

Participaram da abertura oficial Sueli Bernardi coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, Spyros Diamantaras, gerente de Unidade  de Comunicação e Mercado, no ato representando a diretoria executiva do Sebrae/SC, o prefeito anfitrião Rafael Laske representando os demais prefeitos da Ammoc, a Secretaria do Desenvolvimento Regional de Joaçaba Nelci Trento Bortolini, o presidente da CDL de Joaçaba Pablo Calluans, o presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba Francisco Moreira Lopes, o presidente da Associação das Micro  E Pequenas Empresas da região da Amarp (Videira) Odelir Neves, lideranças empresarias e políticas e imprensa da região.

A programação abrangeu na quinta-feira (22) as seguintes palestras: Oportunidade para as Micro e Pequenas empresas no Mercado das compras Governamentais com Luiz Maurício Junqueira Zanin – Consultor do Sebrae Nacional  e  Panorama de Compras Governamentais em SC, com  Katia Rausch – Assessora de Políticas Públicas do  Sebrae/SC. A tarde foi realizado Painel de Oportunidades – Talk Show com apresentação de cases, pesquisa de avaliação com os participantes do Fomenta e cadastramento das empresas nos portais das entidades do Painel de Oportunidades.

Na sexta-feira (23), segundo dia do Fomenta foi realizado pela manhã Sessão de Negócios conduzida por Maria de Lourdes Heidenreisch gestora estadual do Seminário Fomenta e pesquisa de avaliação com os participantes da Sessão de Negócios.

Depoimentos

Segundo a coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, Sueli Bernardi, a realização desse evento na região Meio Oeste, com certeza promoverá e movimentará a economia regional e fortalecerá as MPE's, a partir do estímulo e aproximação ao mercado de compras governamentais. “O objetivo é contribuir na ampliação do acesso das microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais ao mercado das compras governamentais na região Meio Oeste, fortalecendo sua competitividade e sustentabilidade. “Nós acreditamos, a exemplo de edições realizadas em outros estados que realmente esse evento oportuniza o  encontro dos empreendedores com os agentes governamentais.  Há um potencial muito grande no estado nas compras governamentais. Isso automaticamente vai fornecer novas oportunidades de negócios para a região”, declarou.

Segundo o gerente da Unidade de Comunicação e Mercado do Sebrae/SC Spyros Diamantaras: “Toda vez que o Sebrae promove eventos em Joaçaba é recebido com muito respeito pelas lideranças locais que são comprometidas com o desenvolvimento da sua região, o que garante o caminho para o sucesso. Joaçaba recebendo o primeiro Fomenta passa a ser referência para outras regiões. Muito mais do que aproximar os micro e pequenos empresários das empresarias públicas, criando um ambiente de negócio favorável para ambos queremos também aproximar os MEI’s, para troca de experiência entre eles e porque não de negócios, por fim neste paradigma de que micro e pequenos empresários não podem vender para grandes empresas e poder público”.   Diamantaras explica que o Fomenta não veio por acaso para o Meio Oeste. “A ideia é aproximar micros empreendedores, pequenas empresas das empresas públicas. A empresa tem que tem uma boa gestão, um bom produto e a busca sempre continua pela competitividade, pela inovação. As micro e pequenas empresas têm oportunidades de acessar novos mercados. As empresas públicas são um mercado a ser conquistado”.

O presidente da CDL Pablo Calluans frisou que Joaçaba possui um segmento comercial e industrial muito forte, por isso com certeza foi a cidade escolhida para realizar a primeira edição do Fomenta. “É extremamente importante este encontro de negócios, aproximando o micro empreendedor das empresas públicas e privadas de médio e grande porte, com certeza isso vai gerar renda e emprego para toda a nossa região”.

Odelir Neves presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas da região da Amarp, disse que foi um grande prazer atender ao convite do Sebrae para participar do Fomenta. “Precisamos que alguém oriente nossos micro e pequenos empreendedores à vender para órgão públicos, este é o momento propício e o Sebrae é o parceiro ideal”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba Francisco Moreira Lopes parabenizou o Sebrae pelo evento. “Com certeza por meio do Fomenta e com o apoio do Sebrae estas micro e pequenas empresas vão crescer, eu como legislador apoio esta ideia”.

A secretária Regional NelcI Trento Bortolini parabenizou o Sebrae pelo evento. “É importante inserir as micro e pequenas empresas nas compras públicas. Este é o momento propício para trocar ideias, aprender, socializar. O gestor público também tem que ter este desejo, quanto mais produzirem as MPE’s, mais fortalecida sairá a economia local”.

O prefeito de Joaçaba Rafael Laske que foi agraciado com o Selo Prefeito Empreendedor, disse que Joaçaba hoje com 28 mil habitantes é a terceira melhor cidade em qualidade de vida em Santa Catarina e oitava no Brasil, e isso se deve a ações como a de apoiar e fortalecer a geração de emprego e renda. “Nossa cidade se destaca por este trabalho porque acreditamos nos micro e pequenos empreendedores, são eles que geram mais renda e trabalho para todo o estado e nada mais justo que se tornarem fornecedores de órgãos públicos”.

Cases

Micro empreendedor

O micro empreendedor de Joaçaba Daniel de Oliveira apresentou um case sobre um MEI fornecendo para o Poder Público. Ele é proprietário da empresa 6B Soluções Gráficas de Herval d'Oeste, serviços de design gráfico. "A grande dificuldade é a questão de ter o contato com o Poder Público, mas você precisa mostrar que sua empresa pode fornecer para ele. Hoje em dia temos muitas empresas que fazem a mesma coisa, o difícil é chegar até eles e mostrar que a sua empresa também pode. O Fomenta possibilita esta rede de contatos com várias pessoas e de vários setores e o Sebrae faz isso muito bem,  envolver  todos por um bem maior".

Órgão Público

O vice-prefeito e prefeito em exercício de Tunápolis, vencedor na categoria Implementação da Lei Geral em 2013, do prêmio Prefeito Empreendedor promovido pelo Sebrae, apresentou um case do seu município, no dia 23 na abertura da Sessão de Negócios. Ele destacou que em Tunápolis, foi feito um programa justamente voltado com o intuito de promover a valorização do o micro empresário. “Lá na nossa cidade nós desenvolvemos um programa onde estamos subsidiando juros a financiamentos realizados com as micro empresas. O Fomenta vem alavancar ainda mais essa atenção que deve ser dada então ao MEI, e também as empresas de maior porte. As empresas veem com bons olhos a relação público/privada para cada vez mais aquecer as economias locai e regionais."  

Fonte: Joce Pereira

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X