Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 12/09/2024 | 06:43

Estado

Dezoito cidades de SC sofrem com alagamentos ou deslizamentos

Publicado em 08/06/2014 ás18:00

Papanduva

Foto: Papanduva

Às 15h deste domingo, 8, a Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um boletim atualizando para 18 o número de cidades que sofrem com alagamentos ou deslizamentos em função das chuvas das últimas horas. A situação é mais crítica na região Norte e Planalto Norte do Estado.

O município de Corupá já decretou Situação de Emergência e as aulas na rede estadual de ensino foram canceladas, nesta segunda-feira, nas cidades de Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Schroeder e Guaramirim.

Três colégios estão interditados em Jaraguá por causa de alagamentos e as demais unidades serão usadas como abrigos para as famílias que precisam deixar suas casas.  São 31 unidades escolares. Em Guaramirim, a escola Almirante Tamandaré já está sendo utilizada.

Corupá
O município de Corupá, localizado no Norte de Santa Catarina, na microrregião do Vale do Itapocu, decretou Situação de Emergência em função das fortes chuvas. Este é o primeiro decreto registrado pela Defesa Civil de Santa Catarina desde as chuvas que começaram na madrugada deste sábado. Corupá registrou 350 mm de chuva acumulada nas últimas 72 horas.

Guaramirim
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil em Joinville, Antônio Edival Pereira, em Guaramirim, quatro pessoas de uma mesma família sofreram com um desmoronamento, dois adultos e duas crianças. Os pais passam bem e as crianças foram levadas para o hospital, em Joinville.

Previsão para as próximas horas
A Epagri/Ciram alerta para risco de inundações no Planalto Note, Vale do Itapocu, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Médio Vale do Itajaí, e risco de deslizamentos no Planalto e Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Os maiores acumulados nas últimas 72 horas (entre 8h do dia 6 e 8h do dia 8) foram: Corupá (351mm), Jaraguá do Sul (311mm), três Barras (288mm), Rio Negrinho (271mm), Joinville (267mm), Papanduva (260mm), Massaranduba (259mm), Itaiópolis (249mm), São Bento do Sul (243mm).

Estas regiões registraram acumulados significativos de chuva neste período e persiste a condição de chuva até a noite de domingo. As regiões com maior risco de inundação são: Planalto Norte e Litoral Norte, e os municípios de Rio dos Cedros e Benedito Novo no Vale do Itajaí. O solo está encharcado e já foram registrados deslizamentos em cidades do Planalto Norte e no Vale do Itapocu, Litoral Norte de Santa Catarina.

O tempo permanece instável neste domingo, com chuva moderada a forte por alguns momentos e acumulados significativos. A previsão é de chuva acumulada das 9 às 21h no Meio-Oeste (30 a 50mm); Planalto Norte (80 a 100mm); Alto Vale e Médio Vale do Itajaí (30 a 50mm) e no Litoral Norte próximo ao Paraná (em torno de 100mm). O tempo melhora no período da madrugada de segunda-feira com a entrada de uma massa de ar seco.

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X