Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/05/2024 | 09:05

Saúde

Quarenta casos de gripe por Influenza em Santa Catarina

Publicado em 08/07/2014 ás09:30

Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) acaba de divulgar novo boletim epidemiológico sobre a gripe. Foram confirmados 40 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus Influenza em Santa Catarina de janeiro até 1º de julho. Dentre eles, 32 foram causados pelo vírus Influenza A(H3N2), quatro pelo Influenza A (H1N1), um pelo Influenza B e três pelo Influenza A (não subtipado). Até o momento, não há registro de óbito pelo vírus Influenza.

As regiões de Itajaí e Florianópolis registraram o maior número de casos de gripe por Influenza A pelo subtipo (H3N2), sendo, respectivamente, seis e cinco casos, representando 27,5% do total no Estado. A DIVE verificou também uma baixa circulação do vírus Influenza A (H1N1), responsável pela pandemia em 2009 em toda a Santa Catarina.

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário, explica que o perfil dos casos registrados mostra o predomínio do vírus Influenza A (H3N2) em idosos e doentes crônicos principalmente. “É importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas de gripe e que procurem um serviço de saúde o mais rápido possível, para fazer uso da medicação adequada logo no início, evitando o agravamento do quadro”, alerta Macário.

O que é a gripe?

É uma infecção do sistema respiratório, podendo evoluir para uma pneumonia. Os sintomas iniciais são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e persiste por cerca de três dias.

O que é a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)?

São casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica. Podem ser causadas por vírus respiratórios – dentre os quais predominam o Influenza – ou por bactérias, fungos e outros agentes.

O que é a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza?

São casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica. São causados pelos vírus Influenza A ou B.

Como ocorre a transmissão da Influenza (gripe)?

A Influenza é transmitida por meio das secreções expelidas pela pessoa contaminada ao tossir, falar e espirrar. Pode ser transmitida também de forma indireta pelas mãos, quando tocamos uma superfície recém-contaminada com secreções de uma pessoa infectada, podendo levar os agentes infecciosos à boca, nariz e olhos.

Como evitar a gripe?

Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;

Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;

Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Higienize as mãos após tossir ou espirrar;

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.

Se você tiver sintomas de gripe, deve:

Procurar imediatamente um serviço de saúde a fim de buscar tratamento adequado;

Após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas);

Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X