Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 20/04/2024 | 05:19

Região

Prefeitura de Caçador atende pedido da Câmara e demite médicos

Publicado em 09/07/2014 ás10:32

Documento proposto por Carlos Evandro Luz e assinado por todos os vereadores

Foto: Documento proposto por Carlos Evandro Luz e assinado por todos os vereadores

Todos os vereadores da Câmara Municipal de Caçador assinaram ofício propondo a demissão dos médicos André Meira e Sandro Bichoffe, e a exoneração da secretária de Saúde, Rejane Serafini. O documento foi proposto pelo vice-presidente Carlos Evandro Luz momentos antes da sessão, realizada na tarde dessa terça-feira (8), no Plenário Osvaldo José Gomez.

Na oportunidade o vice-presidente do Legislativo Municipal, Carlos Evandro Luz, relatou aos vereadores e à população o motivo da iniciativa. “Na condição de vereador me fiz presente no Pronto Atendimento (PA) e verifiquei que o médico não estava cumprindo o seu papel de atender as pessoas, sendo que estava recebendo hora extra para isso”, detalha o vereador.

O vice-presidente da Casa Legislativa informou ainda que no dia 13 esteve no PA e que o doutor Sandro Bichoffe estava ausente. “Não apenas do seu local de trabalho, mas desse município; segundo informações, passeando no Guarujá e recebendo horas extraordinárias.

Ainda de acordo com o vereador Carlos Evandro Luz os dois profissionais médicos agem de má fé. “Quando de plantão no hospital Maicé também estava de plantão no PA, recebendo das duas fontes de forma irregular. E hoje nessa Casa, estamos dando a resposta através de um ofício que sugere ao administrador público que também exonere a secretária de Saúde, que não tem competência para a atividade; é evidente na medida que assina documentos sem comprovante que aqueles plantões foram realizados”, justifica.

O caso foi comentado por todos os vereadores, que apoiaram a iniciativa do vice-presidente. Segundo o presidente da Câmara, Wilson Binotto, a medida é digna de reconhecimento. “Temos orgulho dos atos de coragem do nosso vereador Valmor de Paula e de Carlos Evandro Luz, que ao exercer o papel de fiscalizadores enfrentaram os médicos que vieram manchar o nome da classe médica de Caçador”, finaliza.

O vereador Valmor de Paula contou que sábado passado foi procurado pela presidente do Conselho de Saúde para verificar a demora de atendimento de uma pessoa no Maicé. Chegando ao local, o médico plantonista disse que não iria atender o vereador. “Os problemas na Saúde de Caçador estão se agravando; essa Casa sempre se colocou à disposição, trabalhando e sugerindo melhorias, buscando recursos; e o médico não pode receber um vereador”, desabafa.

A formalização do pedido de demissão e exoneração, proposta pelo vice-presidente da Câmara, foi muito elogiada pelos vereadores, em especial pela Glaci Pereira. “Essa situação na Saúde era algo certo, uma tragédia anunciada. Esses fatos que precisam ser levantados para que seja identificada a responsabilidade inclusive das entidades”, comenta o vereador Flávio Henrique dos Santos.

Conforme o vereador Ricardo Pelegrinello, os problemas na área da Saúde sempre foram pauta nas sessões da Câmara. “Sempre estamos cobrando melhorias do Executivo”, completa. Tal como o vereador Adilberto de Oliveira, se colocou à disposição da sociedade para melhorar o atendimento médico no Município.

Para o vereador Jorge Savi, o descaso com a população que necessita de atendimento médico poderia ser evitado. “Tudo isso poderia ter sido resolvido, se medidas tivessem sido tomadas, mas lamentavelmente aconteceu”, enfatiza.

O vereador Moacir D´Agostini também se manifestou sobre o caso, lamentando a situação da Saúde em Caçador e seu apoio ao documento proposto pelo vice-presidente da Casa. A vereadora Cleony Figur, comentou sua atuação junto a área de Saúde, e cobrou promessas do prefeito Beto Comazzetto. “Durante a campanha eleitoral o prefeito assumiu o compromisso de que o conselho Municipal de Saúde opinaria na escolha do secretário da pasta. Estamos vivendo uma situação muito constrangedora. Agora talvez seja esse o momento de ouvir a sociedade, em especial o conselho”, sugere.

Da mesma forma, o vereador Alencar Mendes criticou a atuação dos profissionais médicos em questão. “Esse descumprimento de obrigações, e ilegalidades como o pagamento de horas extras - sendo que nem as normais estavam sendo cumpridas – justificam o documento que subscrevemos. Parabenizamos o vereador Carlos Evandro Luz e hoje sinto-me orgulhoso em fazer parte de uma Casa Legislativa que ultrapassa as cores partidárias para pensar em nome da população”, declara. 

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Caçador emitiu nota à imprensa comunicando a exoneração dos profissionais médicos, confira:

O Prefeito Municipal informa a toda a população, que em virtude das diversas ocorrências envolvendo profissionais que atuam junto ao Pronto Atendimento Municipal, e atendendo a recomendação da Câmara Municipal de Vereadores,  rescindiu os contratos com os profissionais médicos Sandro Bischoffe e André Meira.

O Prefeito informa ainda que está envidando todos os esforços para recomposição da equipe médica, para o restabelecimento da normalidade do atendimento.

Diante disso, solicita a compreensão da população nesse momento de transição da equipe médica, ao tempo que informa que toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde está à disposição para atender problemas que eventualmente possam ocorrer.

Fonte: Diário Caçadorense

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X