Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 09:39

Joaçaba

Bombeiros realizam simulado de incêndio em edifício de Joaçaba

Publicado em 09/07/2014 ás18:30

Repórter da Rádio Catarinense foi voluntário

Foto: Repórter da Rádio Catarinense foi voluntário

O Corpo de Bombeiros de Joaçaba realizou na tarde desta quarta-feira (09) um simulado de salvamento em um edifício em construção na Avenida Caetano Natal Branco. O repórter da Rádio Catarinense Cristian Souto, aceitou ser voluntário da ação de resgate que consistiu em salvamento de uma vítima em um edifício em chamas.

Cristian ficou no quarto andar do edifício enquanto o trem de socorro dos Bombeiros foi acionado. O caminhão e a ambulância ASU chegaram com as sirenes ligadas como se fosse uma ocorrência real. Os socorristas subiram até o andar “supostamente” em chamas, utilizando mangueiras para combater o incêndio ao mesmo tempo em que acessaram a vítima e a prepararam para o salvamento em altura. Foi realizada a ancoragem e a segurança do resgatado para descê-lo utilizando a técnica vertical com o uso de cordas. Após isso, iniciaram os primeiros socorros pela equipe da ambulância que imobilizou a vítima e a conduziu ao “hospital”. Cristian disse não ter ficado nervoso com a atividade, pois serviu o exército durante sete anos.

“É importante para a guarnição que esteja frequentemente sendo treinada para ficar mais rápida e eficiente no atendimento”, comentou Cesário, aspirante a tenente. A ação durou cerca de 10 minutos, um tempo-resposta considerado excelente pelo tenente Sommer que acompanhou toda a ação.

O simulado encerra as comemorações do Dia do Bombeiro (02 de julho). Nos últimos sete dias foram realizadas diversas atividades, como palestras em órgãos públicos e privados, além de escolas. “Enfatizamos o atendimento pré-hospitalar e como utilizar o sistema preventivo em caso de sinistro até a chegada dos bombeiros”, informou Cesário. Nas escolas o foco principal foi a rota de fuga em caso de incêndio. “Como os funcionários e professores devem atuar coordenando as crianças até a evacuação de todos”, acrescentou o aspirante.

Durante o período também foi executada a Operação Alerta Vermelho, em que a guarnição sai do quartel e realizou visitas em residências para identificar junto aos moradores os principais pontos de risco. Foram realizadas troca de mangueiras e reguladores de pressão vencidos dos botijões de gás, além da entrega de panfletos explicativos. “São com atividades preventivas que a gente pode contribuir para comunidades cada vez mais seguras”, concluiu Cesário. Na maior parte das residências as mangueiras estavam vencidas. A durabilidade é de cinco anos, mas geralmente as pessoas acabam não prestando a atenção a esta informação.

Veja abaixo o vídeo com o resgate:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X