Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 23/04/2024 | 14:26

Região

BRF Brasil comemora 80 anos de história em Videira

Publicado em 19/08/2014 ás14:00

Evento foi conduzido pelo presidente global da BRF - Claudio Galeazzi

Foto: Evento foi conduzido pelo presidente global da BRF - Claudio Galeazzi

O prefeito de Videira – Wilmar Carelli e o vice-prefeito – Jorge Lopes Oliveira participaram na manhã desta segunda-feira (18), da solenidade comemorativa aos 80 anos da BRF – Brasil Foods. O evento foi conduzido pelo presidente global da BRF - Claudio Galeazzi e reuniu dezenas de autoridades, executivos da Empresa e funcionários, além Flavio Brandalise, filho de Saul Brandalise, fundador da Companhia.

A cerimônia aconteceu na unidade de Videira, porque foi no município que a companhia iniciou suas operações industriais. “Estamos no berço da Perdigão, marca reconhecida mundialmente que deu origem a BRF e isso orgulha o povo videirense. Em nosso município é muito fácil encontrarmos várias gerações de uma mesma família trabalhando nesta empresa que chega ao 80º aniversário cheia de projetos. Como representantes dessa gente, queremos parabenizá-los, mas também pedir a atenção dos gestores da BRF para nosso município por meio de uma política de compensação, já que o procedimento fiscal adotado recentemente pela companhia, tem diminuído o repasse de recursos provenientes de impostos a que o município tem direito”, disse Carelli ao se pronunciar e a enaltecer a atuação da família Brandalise na fundação da Empresa.

Para Carelli e à imprensa, Galeazzi, manifestou a intenção da BRF buscar alternativas para promover esta compensação, por meio de novos investimentos na Unidade que refletirão na economia do município.

A história da BRF

A escolha da data para comemoração dos 80 anos da BRF remete à instalação da primeira fábrica da companhia destinada à produção de proteína animal, ocorrida em 18 de agosto de 1934 na cidade de Videira (SC). A unidade deu origem à Perdigão que, após a fusão com a Sadia, passou a denominar-se BRF. Com a união das duas empresas líderes de mercado, criou-se no Brasil um dos maiores players mundiais do setor alimentício, reforçando a posição do país como potência no agronegócio.  A BRF atua nos segmentos de carnes, alimentos processados, lácteos, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados. Hoje, detém as marcas Perdigão e Sadia, classificadas entre as mais valiosas do Brasil, além de Qualy, Batavo e Elegê, líderes de em suas categorias.

A partir do Meio-Oeste catarinense, a BRF expandiu suas operações para todas as regiões do Brasil e ganhou o mundo. Atualmente, destacada entre as líderes mundiais do setor de alimentos, opera 47 unidades no país e 10, no mercado externo. A empresa figura entre as maiores empregadoras brasileiras, com mais de 100 mil funcionários. Produtos fabricados pela BRF chegam a 110 países, sendo seus principais mercados Oriente Médio, Extremo Oriente, Europa e Américas. São 22 escritórios comerciais espalhados pelos cinco continentes. Sexta maior exportadora brasileira, a companhia avança no processo de globalização e fortalece a sustentabilidade de seus negócios.

De Videira para o mundo

A primeira fábrica da BRF, fundada por descendentes de italianos no início dos anos 1930 e que ocupava pequeno galpão na então Vila de Perdizes, atual município de Videira, é hoje um complexo industrial, com área construída de 84, 3 mil m2. Os 434 produtores integrados que fornecem aves para o Abatedouro Videira, e os 647 produtores integrados que fornecessem suínos para outras unidades da BRF, cuja matéria-prima retorna para Videira, espalham-se por 49 municípios da região, e têm na sua totalidade licenciamento ambiental, atuando conforme as Boas Práticas Ambientais de Produção.

Os produtos fabricados em Videira, além do abastecimento ao mercado interno e grandes clientes de food service, são exportados para países da Ásia (Oriente Médio), África e América do Sul, entre outros importantes mercados internacionais; sendo que a unidade também possui habilitação de exportação para a Europa. Com mais de 3.300 colaboradores diretos, a unidade abate 335 mil frangos/dia, 24.500 codornas/dia e fabrica 750 toneladas/dia de produtos acabados, como salsichas, lingüiças, mortadelas, defumados entre outros, totalizando aproximadamente 300 mil toneladas/ano.

Fonte: Silvia Palma

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X