Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 05:44

Herval d' Oeste

Município não cumpriu prazos para liberação de recursos para a UPA

Publicado em 22/08/2014 ás17:00

UPA 24h Herval d´Oeste

Foto: UPA 24h Herval d´Oeste

O Jornal Pauta da Semana desta sexta-feira (22) traz uma matéria sobre a Unidade de Pronto Atendimento de Herval d´Oeste, cuja abertura está agendada para o dia 30 de setembro.

O Jornal destaca que o prefeito Nelson Guindani, através de sua assessoria de imprensa, afirma que a inauguração já poderia ter sido efetuada, porém a obra esbarraria em processos burocráticos federais. “Até agora não recebemos os R$ 578 mil destinados à aquisição de equipamentos. A maior causa disso, são as interferências políticas que prejudicam a população e não atingem apenas a administração. A UPA é uma conquista regional e “essas pessoas” que trabalham contra, demonstram que não querem o progresso de Herval d’ Oeste”, desabafou Guindani.

No entanto, a jornalista Aline Andres e sua equipe entraram em contato com representantes do governo federal, mais especificamente da área da saúde, para esclarecer o fato. Questionados sobre a afirmação do prefeito, os técnicos de Brasília informaram que o maior problema da UPA de Herval d´Oeste é o não cumprimento dos prazos. Segundo eles, por exemplo, a não liberação dos recursos para os equipamentos até então se deve ao fato da administração não ter cumprido os tramites legais. Os técnicos explicam que esse prazo fica aberto por um período de 30 dias/ano e nessa ocasião o município beneficiado deve comprovar 90% da obra acabada – essa comprovação é efetuada de forma independente da administração através da Caixa Econômica – que auditoria a obra. Herval d´Oeste, conforme eles, não teria comprovado esse índice e por isso não estava apta a receber os recursos. Questionados sobre a abertura da UPA agora para setembro os técnicos afirmaram que caso a unidade não esteja de acordo com o que sugere o programa ela estará em discordância com a lei. Segundo eles, nesse ano os equipamentos, por exemplo, não seriam liberados já que o processo é o mesmo. Cadastramento, abertura para preenchimento dos dados e comprovação de 90% da obra concluída através do Banco do Brasil. Esse processo somente seria efetuado agora em 2015.

Entenda o que é uma UPA

Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X