Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/06/2024 | 07:45

Luzerna

Semana Científica e Tecnológica do IFC acontece no Centro de Eventos de Luzerna

Publicado em 03/09/2014 ás14:00

Diretor-geral Eduardo Butzen discursa na solenidade

Foto: Diretor-geral Eduardo Butzen discursa na solenidade

Professores, alunos e comunidade em geral participaram na noite de terça-feira (02) da abertura da III Semana Científica e Tecnológica (Secitec) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Luzerna. A solenidade, realizada no Centro de Eventos São João Batista, deu início à mostra de trabalhos, oficinas e minicursos que serão apresentados nesta quarta e quinta-feira nas dependências do câmpus.

Coordenador-geral do evento, o professor Illyushin Saraiva agradeceu o empenho de todos os estudantes da instituição, sendo estes os grandes responsáveis pelo evento. “Estamos preparando a Secitec desde março e, com muito orgulho, tivemos uma enorme participação de todos os alunos”, disse o professor. Na solenidade, Saraiva pediu aos participantes que explorem ao máximo os mais de 30 projetos científicos que serão apresentados. “São trabalhos excelentes, muito interessantes. Espero que todos perguntem bastante, que investiguem realmente os assuntos abordados”.

O prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, garantiu apoiar toda iniciativa voltada para a área tecnológica. “Já dei uma olhada no Caderno de Resumos do evento, e vi que muitos trabalhos são elaborados tendo em vista as empresas da nossa região”, falou o prefeito.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFC, professor Romano Roberto Valicheski, a Secitec é uma oportunidade para que esses trabalhos possam sair da unidade acadêmica e se difundirem para a comunidade. “É um momento de enriquecimento intelectual para todos os envolvidos”, afirmou.

Diretor-geral do câmpus, o professor Eduardo Butzen disse estar feliz por proporcionar mais este espaço de discussão. “É um caminho para a consolidação da atuação do IFC nessa região, e, com isso, atingimos nosso objetivo que é fazer diferença e ser referência naquilo que nos propomos a fazer”.

Butzen enfatizou ainda o investimento alocado nos trabalhos dos alunos e professores. “Nas pró-reitorias do IFC, tanto de extensão quanto de pesquisa, a cobrança é de que comprometêssemos 2% do orçamento do câmpus para financiar essas duas áreas. Hoje nós já trabalhamos com 5% do orçamento”. Por fim, o diretor-geral comemorou a participação do corpo discente no evento. “Aqui na Secitec temos trabalhos de alunos não só da graduação, mas também daqueles que estão nos primeiros bimestres do Ensino Médio. São alunos que começaram ontem no IFC e já estão na iniciação científica. Imagine um aluno desse daqui 8 anos, participando já como cientista”.

Representando o reitor do IFC, professor Francisco Montório Sobral, o pró-reitor de Desenvolvimento Humano e Social, professor Neri Jorge Golynski, finalizou a cerimônia. “Sabemos que, na educação, além da nossa dedicação em estudos e na sala de aula, é importante nos empenharmos na pesquisa, buscando novos conhecimentos. O Brasil e o mundo precisam, cada vez mais, de excelentes cientistas. O IFC, assim, dá a sua parcela de contribuição neste sentido”, concluiu. Após a solenidade, houve palestra com o professor Maurício Tavares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A exposição dos trabalhos da Secitec iniciou na manhã desta quarta-feira, às 7h30, e segue até às 22h15, nas dependências do câmpus. Amanhã, as mostras iniciam no mesmo horário e vão até às 17h. A palestra de encerramento que haveria às 20h com o professor Arlindo Costa, diretor de Extensão da UDESC/CEPLAN, foi cancelada.

Mais informações: http://secitec.luzerna.ifc.edu.br/

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X