Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 01:48

Carnaval

Mudanças no Carnaval: duas escolas desfilam no sábado e duas no domingo

Publicado em 03/09/2014 ás19:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Uma decisão importante foi tomada essa semana após algumas reuniões envolvendo a diretoria da Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste (LIESJHO), presidentes das agremiações Acadêmicos do Grande Vale, Aliança, Vale Samba e Unidos do Herval e também o executivo municipal de Joaçaba. A partir de 2015 o desfile das agremiações passa a ser realizado no sábado e domingo de carnaval, porém com dois espetáculos diferenciados – duas escolas em uma noite e duas na outra, em caráter competitivo.

“A decisão foi unânime entre as diretorias e autoridades envolvidas. Há muito se discutia o assunto, porém era preciso tomar a decisão e a novidade já será implantada no próximo ano”, ressaltou Sérgio de Giacometti, presidente da LIESJHO, evidenciando que tecnicamente o carnaval segue os padrões do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Pontos importantes foram analisados para a tomada de decisão. O primeiro é o tempo de desfile. Com quatro escolas competitivas o desfile que inicia geralmente às 21 horas se estenderia pela madrugada – dificultando a presença, por exemplo, de crianças e idosos. O segundo é a possibilidade de componentes de uma escola participarem como foliões nas duas noites integrando mais facilmente alas de outra agremiação. O terceiro é a agilidade para desmontar parte das arquibancadas ainda na madrugada de segunda-feira beneficiando os comerciantes locais. Além disso, a permanência por mais tempo na cidade dos turistas regionais beneficiando os hotéis, o início mais cedo do carnaval de blocos nas duas noites de desfile, a dificuldade organizacional e financeira  para deslocamento de alas de outras cidades por duas noites até Joaçaba.

Para o vice-presidente da LIESJHO e presidente da Aliança, Júnior de Sá, o desfile de segunda-feira nos moldes atuais com a repetição das apresentações dificulta e muito o trabalho das diretorias das agremiações. “Existem muitas dificuldades desde a volta dos carros até a concentração após o desfile de sábado. Não tem como permanecer com os carros alegóricos e fantasias 100% e isso é uma preocupação, sem contar todo o desgaste físico dessas duas noites e o custo dobrado para cada agremiação. Tudo vem aumentando anualmente e estamos trabalhando com os mesmos recursos. Assim as escolas poderão melhorar ainda mais a sua qualidade em um só desfile. É preciso também pensar no Carnaval de Blocos. Iniciando em duas noites muito tarde ele perderia público e nós queremos fomentar ainda mais os nosso dois grandes eventos”, destacou ele.

Outro ponto que foi avaliado também é a falta de interesse do público pela segunda noite de desfile, mesmo com preços populares, justamente por ela não ser competitiva. Vale destacar que com a mudança o tempo de desfile das agremiações será ampliado e a possibilidade de aumento da competitividade também existe já que não vão mais existir desfiles de segunda com possíveis punições para concorrentes. “É preciso desfilar uma noite e muito bem. Não se pode mais errar e apostar em um tropeço do oponente. Creio que até mesmo as torcidas das outras escolas vão poder acompanhar melhor as adversárias”, acrescentou  Giacometti enfatizando que a partir de então a segunda-feira ganha status especial e seria exclusiva ao desfile de blocos. Todos os blocos inscritos no CarnaBlocos terão que participar do evento, e estarão concorrendo a premiações, o que tornará a noite de segunda especial e de muita diversão gratuita. 

“O carnaval num todo - blocos, escolas e outras atrações - será mais atrativo para o público e para os turistas que vem para Joaçaba. Toda mudança gera expectativas e uma diversidade de opiniões e também uma adaptação e mais na frente vamos ver que foi positiva essa alteração”, finalizou Júnior. Antes de oficializar a decisão a LIESJHO apresentou a sugestão ao prefeito municipal Rafael Laske para avaliação tendo em vista que o município de Joaçaba é a cidade sede desse que é considerado o maior evento cultural e turístico do interior de Santa Catarina.

Nesse formato o desfile das escolas de samba de Joaçaba e Herval d´Oeste aconteceria no sábado, dia 14 fevereiro, e no domingo, dia 15 fevereiro. Ainda não está definida a ordem de desfile das duas noites.

Fonte: N´Ativa Comunicação Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X