Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 04:40

Joaçaba

Secretária regional se manifesta sobre atraso nas reformas de escolas

Publicado em 08/09/2014 ás17:00

Secretária regional Nelci Trento Bortolini

Foto: Secretária regional Nelci Trento Bortolini

Após reclamações e manifesto de alunos na Escola Ruth Lebarbechon, a secretária de Desenvolvimento Regional da SDR de Joaçaba, Nelci Trento Bortolini, convocou a imprensa na tarde desta segunda-feira (08) para explicar os motivos no atraso das obras de reforma e ampliação das escolas de Água Doce, Catanduvas (Irmã Wienfrida), Vargem Bonita (Vitório Roman), e Lacerdópolis (Joaquim D’Agostini).

De acordo com ela, o Tribunal de Contas do Estado determinou a suspensão das licitações na modalidade RDC (Regime Diferenciado de Contratação). “Na ânsia de realizar essas obras tão necessárias, o governo do estado adotou esta modalidade, que foi usada também pelo governo federal durante a Copa do Mundo, mas o Tribunal de Contas está contestando, pois alega que a reforma não pode estar contemplada na licitação da construção, ou ampliação”, explicou Nelci, ao informar que a modalidade daria celeridade ao processo, não tendo que abrir duas licitações, uma para elaboração do projeto, e outra para a execução da obra. “Esperávamos ganhar tempo, mas o processo acabou causando um desconforto em todo estado”, lamentou.

A secretária garante que os recursos, cerca de R$ 10 milhões, estão garantidos e que as obras, mesmo com atraso, vão acontecer. “Não é o que queremos, mas infelizmente temos que aguardar o julgamento. Hoje o Tribunal de Contas está julgando a questão de Criciúma. Se eles entenderem que este processo não pode ser utilizado, teremos que fazer um novo, demandando de mais 80 a 90 dias para a contratação dos serviços”.

Nelci se comprometeu em chamar a gerente regional de educação, Maria Carlesso Doré, para estabelecer algumas medidas emergenciais que devem ser adotadas para melhorar a situação dessas escolas. “Temos uma licitação onde podemos adquirir materiais e mão de obra. Não fizemos porque estávamos contando que a licitação estaria acontecendo, mas vamos definir melhorias imediatas. É nosso interesse, pois conhecemos a situação dessas escolas”.

Confira abaixo a entrevista coletiva com a secretária regional:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X