Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 03:25

Luzerna

Campeões na Olimpíada do Conhecimento são recebidos com festa

Publicado em 10/09/2014 ás19:00

Iago de Souza e Mateus Calza chegaram com os Bombeiros ao SENAI

Foto: Iago de Souza e Mateus Calza chegaram com os Bombeiros ao SENAI

Os dois campeões da Olimpíada do Conhecimento 2014 do SENAI Luzerna e SENAI Joaçaba foram recebidos com festa na terça-feira, dia 9, pela comunidade, colegas de aula, dirigentes e autoridades locais como o prefeito municipal Moisés Diersmann, o vice-presidente regional da FIESC Márcio Luís Dalla Lana e a gerente regional de educação Maria Carlesso Doré. Os competidores Iago de Souza, campeão na categoria Desenho CAD e Mateus Calza, campeão na categoria Web Design e os orientadores Mauro Heimfarth e Felippe Petry participaram de uma carreata pelas principais ruas das duas cidades.

No SENAI/Luzerna, a homenagem aos jovens que durante quatro dias, de 3 a 6 de setembro, em Belo Horizonte – Minas Gerais - participaram e venceram em suas respectivas categorias a maior competição de educação profissional já realizada nas Américas. Os alunos e os orientadores receberam placas de homenagem.

Julcimar Luis Machado, diretor SENAI/SC em Luzerna, Capinzal, Joaçaba e Campos Novos destacou na oportunidade que a premiação é a coroação da dedicação dos competidores e dos orientadores. “A primeira coisa que devemos considerar é o esforço extraordinário desses alunos. Uma dedicação tamanha com o objetivo de estarem aptos a competir com os melhores. Neste tipo de competição vemos a excelência sendo aplicada. Só vence quem é concentrado e dedicado e é isso que vimos nas provas realizadas pelos alunos Iago e Mateus”. O diretor ressalta ainda a emoção de receber duas medalhas de ouro. “Estávamos competindo com pessoas de todo o país, em áreas que envolvem muita tecnologia e na hora da premiação ouvimos o nome dos nossos alunos como sendo os melhores do Brasil. É indescritível”, enfatizou.

Durante entrevista coletiva o aluno Mateus Calza, campeão na categoria Web Design, disse que sempre acreditou na possibilidade de vitória e sabia que a pressão seria grande. “Luzerna nunca tinha participado nessa categoria e Santa Catarina é referência na área. Esse resultado é o trabalho de uma equipe, estou muito contente, mas o foco agora é o próximo passo que é o mundial em 2015”, afirmou.  Já o campeão na categoria Desenho CAD, Iago de Souza, ressaltou que retomar o posto de hegemonia de Luzerna nessa área na Olimpíada era uma meta. “Luzerna sempre foi referência, tinha perdido isso e nós fomos em busca e conseguimos o que almejamos”.

Na oportunidade o prefeito municipal de Luzerna Moisés Diersmann parabenizou os alunos, orientadores e dirigentes do SENAI/Luzerna e disse ser parceiro para que um evento como esse seja realizado no município. “Estamos muito contentes com essa vitória que demonstra a execelência dos trabalhos efetuados aqui”.

O resultado dos jovens do SENAI Luzerna e Joaçaba somou pontos importantes para que Santa Catarina alcançasse o terceiro lugar na Olimpíada do Conhecimento com 18 pontos ficando atrás apenas do vice-líder São Paulo com 36 pontos e Minas Gerais com 46 pontos.

Próximo passo:

A próxima etapa agora para os dois alunos vitoriosos nacionalmente é a etapa mundial, realizada a cada dois anos. Denominada de WorldSkills essa é a maior competição de educação profissional do mundo. No evento, os melhores alunos de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia e África simulam desafios das profissões. Eles precisam demonstrar habilidades técnicas, individuais e coletivas para executar as tarefas de sua profissão dentro de padrões internacionais de qualidade.

Os alunos do SENAI e do SENAC, escolhidos a partir da Olimpíada do Conhecimento, representam o Brasil neste torneio mundial. Na última edição, realizada na Alemanha em 2013, o Brasil levou sua maior delegação à competição desde 1983, ano de início da participação na disputa mundial. Foram 41 competidores de todo o país distribuídos em 37 ocupações. Os brasileiros levaram 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze, além de 15 diplomas de excelência.

Em 2015, a cidade de São Paulo sediará a 43ª edição da competição. É a primeira vez na história que a WorldSkills Competition será realizada na América do Sul. Espera-se superar o número recorde de competidores registrado em Leipzig, Alemanha, em 2013 – mais de 1.000 participantes de 53 países disputarão medalhas em 46 ocupações.

Porém, para estar na WorldSkills apesar da vitória na Olimpíada do Conhecimento os jovens Iago e Mateus terão que passar por duas avaliações, sendo uma em janeiro e outra no mês de maio. 

Fonte: N´Ativa Comunicação Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X