Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 12/07/2024 | 16:03

Joaçaba

Executivo do Facebook falou em Joaçaba sobre lucros no mundo digital

Publicado em 15/10/2014 ás09:30

Wesley Barbosa - executivo do Facebook no Brasil

Foto: Wesley Barbosa - executivo do Facebook no Brasil

O executivo do Facebook no Brasil, Wesley Barbosa, palestrou na noite desta terça-feira (14) no Teatro Alfredo Sigwalt em Joaçaba. O jovem de 28 anos surpreendeu o público presente ao contar um pouco de sua trajetória. Da favela de Maceió, onde morou até os 20 anos e viu seus amigos perderem a vida devido as drogas, juntou dinheiro e foi para Europa, permaneceu por quatro anos. De lá partiu para a China, permanecendo mais quatro anos. Retornou para o Brasil com a responsabilidade de implantar o Baidu (Google Chinês), segundo maior buscador do mundo. No ano passado foi contratado pela Facebook como líder de desenvolvimento de mercado no país.

Com o tema: Facebook - Mundo Digital Lucro Real – Como utilizar a tecnologia em benefício próprio – Wesley desmistificou a dificuldade da sociedade de entrar no mundo digital, mostrando que as mídias sociais podem trazer retorno sem ter que investir tanto como nas mídias tradicionais. “Tem um caso fantástico na Rocinha/RJ que eu sempre cito. Um cara que vende hot dog fez uma fanpage e colocou o chat, bate-papo a disposição da comunidade. Ele postava fotos da chapa esquentando, e na sequência mostrava os preparativos do lanche. Estabeleceu diálogo, e isso gerou engajamento”, exemplificou ao informar que o empreendedor virou um case global de sucesso no facebook, com uma reviravolta que quadruplicou suas vendas. “É preciso utilizar as ferramentas digitais a seu favor”, acrescentou.

“A necessidade é a mãe da inovação”, disse Wesley ao citar cases de sucesso que surgiram após a necessidade de seus criadores. “Steve Jobs desafiou sua equipe a criar um sistema operacional na Apple que tivesse uma inicialização mais rápida que o Windows. Uma rede de supermercados da Coreia do Sul, a Homeplus, que pertence ao grupo britânico Tesco, colocou no corredor de uma estação de metrô de Seul, displays enormes com imagens das suas embalagens. Para realizar a compra, bastava que o consumidor tivesse em seu smartphone o aplicativo da Homeplus para que os produtos fossem entregues em casa”, citou entre vários exemplos.

A palestra organizada pelo Sebrae, teve parceria da Acioc, CDL e Unoesc, e fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em Joaçaba até o dia 19. Em Santa Catarina as ações do Sebrae acontecem em 59 cidades. Na região Meio Oeste cinco seminários e 10 clínicas tecnológicas estão sendo realizadas em 13 municípios, além do mutirão tecnológico que atenderá 100 empresas com orientações nas áreas de gestão da qualidade, eficiência energética e sustentabilidade.

“Nos surpreendeu”, disse a coordenadora regional do Sebrae Sueli Bernardi, sobre o público e o palestrante.  “Fica claro que o mundo virtual está aí e precisamos usar essas oportunidades para alavancar nossos negócios, atingir o público alvo para vender mais e melhor”, emendou. Conforme Sueli, o Sebrae atua de forma conectada aos empreendedores fazendo pesquisas para estar atento as tendências que possam fomentar os pequenos negócios.

Confira abaixo a entrevista exclusiva que o executivo concedeu ao Portal Caco da Rosa:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X