Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 08:19

Estado

Empossado: Colombo diz que vai quebrar paradigma das reeleições

Publicado em 02/01/2015 ás10:45

James Tavares/Secom

Foto: James Tavares/Secom

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira, reeleitos em primeiro turno em outubro de 2014, foram empossados para o segundo mandato na noite desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2015, em ato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Antes da posse, Colombo e Pinho Moreira participaram de missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis, celebrada por Dom Wilson Tadeu Jönk.

Em seu discurso, Colombo destacou os bons indicadores da economia catarinense, como a geração de emprego e a distribuição de renda no Estado. "Somos um Estado de produção variada, intensa, e que evolui a cada nova geração. Santa Catarina é um exemplo para todo o país", afirmou o governador empossado. Ressaltou, ainda, a força da agroindústria catarinense, que é líder nacional na produção de itens como carne suína, maçã, cebola e pescados, além de ter posição de destaque na produção de aves, leite, arroz, entre outros. Indicadores sociais nas áreas de Educação e Saúde também foram destacados, como a menor taxa de analfabetismo e a menor taxa de mortalidade infantil do país e o primeiro lugar em transplante de órgãos.

O governador também falou sobre os principais programas de governo lançados no primeiro mandato, como o Pacto por Santa Catarina, maior pacote de obras da história do Estado, com R$ 10 bilhões em investimentos aplicados em todas as áreas. Até o momento. foram aplicados foram aplicados 20% dos recursos totais do Pacto, índice que deve chegar a 65% até o final de 2015. São obras como novos hospitais, estradas, escolas e viaturas e equipamentos para órgãos de Segurança Pública.

Outro programa destacado foi o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), que está garantindo o repasse de R$ 600 milhões para as 295 prefeituras catarinenses. "Cada município escolheu suas obras prioritárias e o Governo do Estado garantiu os recursos a fundo perdido", explicou o governador.

Ao mesmo tempo em que ressaltou as conquistas do primeiro mandato, Colombo ressaltou que começa agora um novo governo, reconhecendo os desafios que tem pela frente. “O perigo das reeleições é a tentação de fazer parecer rotina o que é algo grandioso. Estou aqui para desmentir essa lógica e quebrar o paradigma das reeleições. O curso natural dos novos mandatos não será obscurecido, em Santa Catarina. O que passou, passou. Teremos novos tempos, novas iniciativas, procuraremos novas inspirações. Quero inverter a tentação da repetição. O novo surpreendente prevalecerá sobre o previsível. Não nos deixaremos dominar pelo conformismo e pela ilusão de que já esgotamos nossa imaginação e competências. Não serei o mesmo governador que fui até agora. Pretendo me superar no melhor e reverter erros e omissões. Esta é uma declaração pessoal e voluntária de ruptura com o convencional e o conveniente”, discursou o governador.

O vice Eduardo Pinho Moreira lembrou do reconhecimento que o governo teve da população catarinense. "Foi uma felicidade sem igual quando em 2010 fomos eleitos em primeiro turno. E uma felicidade maior ainda constatar que nossos esforços e o trabalho que desenvolvemos nesses quatro anos tenham de fato sido aprovados pela maioria dos catarinenses quando estes nos deram uma segunda vitória em primeiro turno em 2014", agradeceu.

Este será o terceiro mandato de Pinho Moreira como vice-governador, o segundo ao lado do governador Raimundo Colombo. "Agora, pretendo me empenhar ainda mais no combate a essa burocracia insana que boicota a administração pública em todos os níveis. Também serei um fiscalizador e cobrador mais rígido nos resultados. Nosso povo não quer mais esperar, e nem merece", acrescentou.

Veja o perfil de alguns nomes já anunciados para o secretariado do Governo de Estado de Santa Catarina em 2015:

Secretários empossados nesta quinta:

Administração – Derly Massaud de Anunciação
Aos 63 anos, possui formação em Administração de Empresas e cursos em instituições do Brasil e do exterior de direção estratégica, recursos humanos, desenvolvimento empresarial e de marketing. É titular da Secretaria da Administração há dois anos. Atuou até 2003 na iniciativa privada, quando foi convidado para ser secretário da Comunicação do Governo do Estado permanecendo por nove anos. Também atuou na Casa Civil.

Casa Civil – Nelson Antônio Serpa
Natural de Campos Novos, foi vereador e prefeito da cidade. Presidiu a Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense, atuou como secretário da Fazenda de Blumenau, consultor do Estado de Santa Catarina, advogado nos ramos do Direito Administrativo, Municipal e Eleitoral, além de assessor parlamentar da Assembleia Legislativa de SC. Foi procurador-geral do Estado em 1994 e retornou à Procuradoria em 2011. De outubro de 2011 a dezembro de 2012 foi secretário da Fazenda e desde janeiro de 2013 é secretário da Casa Civil.

Acélio Casagrande, que até então ocupava o cargo de secretário-adjunto da Saúde, assumirá como secretário executivo de Articulação Nacional, em Brasília, pasta vinculada a Casa Civil. E Celso Calcagnotto continuará na secretaria executiva de supervisão de Recursos Desvinculados; e Geraldo Althoff na secretaria executiva de Assuntos Estratégicos.

Para a secretaria executiva da Casa Militar, também vinculada à Casa Civil, foi reconduzido o tenente-coronel Nildo Otávio Teixeira, que ocupa o posto desde março de 2012. Natural de Florianópolis, é graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia da Polícia Militar de Santa Catarina e bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), especialista em Administração em Segurança Pública (Unisul) e em Gestão Estratégica em Segurança Pública (Univali)

Educação – Eduardo Deschamps
Nascido em Blumenau, possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFSC. É professor titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 1990, onde também ocupou os cargos de reitor e presidente. É membro instituidor da Fundação Fritz Müller e foi membro do Conselho da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB). Está credenciado como docente avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Atuou com secretário-adjunto da secretaria de Estado da Educação de janeiro de 2011 a março de 2012. Assumiu a secretaria em março de 2012 e agora é reconduzido ao cargo. É também conselheiro do Conselho Estadual de Educação (CEE) de SC.

Fazenda – Antonio Marcos Gavazzoni
Natural de Xanxerê, é formado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), mestre e doutor em Direito Público pela UFSC. De 2007 a 2008 foi secretário de Estado da Administração e entre dezembro de 2008 e março de 2010 foi pela primeira vez secretário de Estado da Fazenda. Em janeiro de 2011 assumiu a presidência da Celesc até dezembro de 2012. E reassumiu a Fazenda em 2013.

Infraestrutura – João Carlos Ecker
Assumiu a secretaria em abril de 2014. Até então, ocupava o posto de consultor de Gestão de Infraestrutura. Formado em Administração e em Direito, foi também secretario regional e vice-prefeito de São Lourenço do Oeste. João Carlos Ecker seguirá como secretário de Infraestrutura tendo como secretário-adjunto Vanderlei Agostini. O Deinfra ficará vinculado à secretaria. E Paulo César da Costa permanecerá na presidência da SCParcerias.

Planejamento – Murilo Flores
Natural do Rio de Janeiro, Flores nasceu em 5 de novembro de 1957. Formou-se em Engenharia Agronômica em 1980, na Universidade de Brasília (UnB). Tem Mestrado em Economia Rural, pela Universidade de Viçosa (UFV), e Doutorado em Sociologia Política, com especialização em Desenvolvimento Sustentável, na UFSC. No Governo do Estado, foi presidente da Epagri e da Fatma e, em janeiro de 2013, assumiu o cargo de Secretário de Estado do Planejamento, para onde é reconduzido agora. É também secretário executivo do programa Pacto por Santa Catarina.

Saúde – João Paulo Kleinubing
Formado em Administração e em História, foi prefeito de Blumenau por dois mandatos. Foi também deputado estadual, membro do Conselho de Administração da Celesc e presidente do Badesc e da Eletrosul. Eleito em 2014 como deputado federal, foi convidado para assumir a secretaria de Estado da Saúde.

Segurança Pública – César Augusto Grubba
Promotor do Ministério Público de Santa Catarina há mais de 25 anos, assumiu a pasta em 2011 pela primeira vez e agora é reconduzido ao cargo. Natural de Jaraguá do Sul, formou-se em Direito em 1984, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e realizou pós-graduações em nível de especialização em Ministério Público, Direito e Sociedade e em Direito e Processo Penal.

Turismo, Cultura e Esporte – Filipe Mello
Natural de Joaçaba, nasceu em 25 de janeiro de 1981. Bacharel em Direito, é advogado pós-graduado em Direito Público, Constitucional e Administrativo. Já exerceu cargos como secretário da Administração do município de Florianópolis e presidente do Regime de Previdência de Florianópolis. No Governo do Estado, exerceu o cargo de secretário de Estado de Planejamento, presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento das Cidades e secretário executivo de Assuntos Internacionais. Em 2014, assumiu o cargo de secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, posto para o qual é agora reconduzido.

Procuradoria Geral do Estado - João dos Passos Martins Neto
Nascido em Lages, em 22 de janeiro de 1965. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1985, e em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí (Univali), em 1986. Tem Mestrado e Doutorado em Direito pela UFSC. Em 2008, concluiu o pós-doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de Columbia, Estados Unidos. É procurador do Estado de Santa Catarina desde 1994. Exerceu o cargo de corregedor-geral da PGE por dois períodos: 2000-2003 e a partir de 2011. E agora é reconduzido ao posto.

Secretários confirmados, mas ainda não empossados:

Justiça e Cidadania – Ada Faraco de Luca *
É natural de Criciúma e morou em Brasília, onde se formou em Direito com especialização em Política Criminal e Penitenciaria. Em 2006, foi a primeira mulher do PMDB a conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Assumiu a secretaria de Estado da Justiça e Cidadania em maio de 2011, pela primeira vez. Deixou o cargo para se candidatar a reeleição para a Assembleia e, após ser reeleita, retorna ao posto de secretária.

Agricultura e da Pesca – Moacir Sopelsa *
Nascido em Concórdia, no Oeste Catarinense, onde foi vereador e prefeito. Participou da direção de entidades de classe voltadas às questões agropecuárias. Também ocupou vaga de deputado estadual, sendo reeleito em 2014 para seu quinto mandato. Assumirá agora a secretaria de Estado da Agricultura, posto que ocupou também entre 2003 e 2006.

Assistência Social, Trabalho e Habitação – Angela Albino *
Natural de Florianópolis, é servidora pública federal da Justiça do Trabalho, técnica em Enfermagem e formada em Direito. É casada, mãe de dois filhos e avó de um menino. Participou pela primeira vez de uma eleição em 2004, disputando vaga na Câmara da Capital, sendo a única vereadora mulher eleita naquele ano. Candidatou-se a deputada estadual em 2006. Como suplente, assumiu a cadeira em duas oportunidades. Foi candidata a prefeita de Florianópolis em 2008 e 2012. Foi eleita deputada estadual em 2010 e concorreu a deputada federal em 2014, mas não se elegeu.

Defesa Civil – Milton Hobus *
É empresário e ex-prefeito de Rio do Sul, onde atuou por dois mandatos.  Assumiu a secretaria de Estado da Defesa Civil pela primeira vez em janeiro de 2013. Deixou o cargo em 2014 para concorrer a uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa, posto para o qual foi eleito. E agora será reconduzido para a secretaria.

Desenvolvimento Econômico Sustentável – Carlos Chiodini *
Deputado estadual reeleito para o segundo mandato em 2014, tem base eleitoral na região de Jaraguá do Sul. Foi diretor do Porto de São Francisco do Sul. Na Assembleia, ocupou postos como a presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural e vice-presidência da Comissão de Segurança Pública, além de atuar como membro das seguintes comissões: Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia; Educação, Cultura e Desporto; Transporte e Desenvolvimento Urbano; Direitos da Criança e do Adolescente.

Para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), vinculada à SDS, foi confirmada a permanência do atual presidente, Sérgio Gargioni; e para o Centro de Informática e Automação (Ciasc), foi anunciado o presidente Roberto Amaral.

Celesc - Cleverson Siewert
É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduações em Marketing e Gestão Empresarial (FGV). Foi executivo da área de engenharia e trabalhou na secretaria da Fazenda de 2003 a 2010, chegando ao cargo de secretário de Estado. Na Celesc, foi diretor técnico da Celesc Distribuição em 2011, diretor de distribuição do Grupo Celesc em 2012 e assumiu a presidência pela primeira vez em fevereiro de 2013.
Antes da posse, o nome ainda precisa ser aprovado pelo conselho da estatal.

Casan – Valter José Gallina
Engenheiro civil, ocupava o cargo de Diretor de Operações e Meio Ambiente da Casan até abril de 2014, quando foi empossado diretor-presidente da companhia. Natural de Chapecó, formou-se em Engenharia Civil na UFSC em 1982, quando iniciou carreira como servidor estadual no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), atual Deinfra.  Atuou como Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras entre 1997 e 1998, quando assumiu a Secretaria de Estado de Transportes e Obras, interinamente. Entre 2003 e 2010 foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis. Foi também deputado estadual.
Antes da posse, o nome ainda precisa ser aprovado pelo conselho da estatal.

Fatma - Alexandre Waltrick
Assumiu a presidência da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em abril de 2014. Até então, era procurador jurídico da entidade. É graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1999), pós-graduado em Direito Administrativo pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (2004) e em Direito e Gestão Ambiental pela Faculdade Anita Garibaldi em São José (2008); tem MBA em Gestão Executiva Internacional pelo convênio CESUSC/Universidade Lusófona de Humanidades de Portugal (2011).

Na área da Segurança Pública, também estão confirmados: coronel Paulo Henrique Hemm como novo comandante-geral da Polícia Militar; coronel Onir Mocelin como novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar; delegado Artur Nitz, como novo delegado-geral da Polícia Civil; e perito Miguel Acir Colzani como novo diretor-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP).

* Os deputados estaduais foram confirmados no secretariado 2015, mas tomarão posse no governo apenas em fevereiro próximo.

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X