Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 12/09/2024 | 12:09

Polícia

Presa quadrilha que aplicava golpe do aluguel de temporada

Publicado em 07/01/2015 ás14:00

Polícia Civil/Divulgação

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú, identificou uma quadrilha que realizava o golpe do aluguel de temporada na cidade de Balneário Camboriú. Após investigações da DIC, a Justiça expediu cinco mandados de prisão. Dois homens investigados foram presos tarde de segunda-feira (05) em Balneário Camboriú e outro homem, no último dia 20 de dezembro, em Ituporanga. Outras duas mulheres residentes na cidade do Rio de Janeiro ainda encontram-se foragidas.

As investigações tiveram início no ano de 2013 quando a DIC identificou uma quadrilha que anunciava e locava imóveis fictícios e até mesmo apartamentos já ocupados por residentes. Os anúncios eram realizados através de sites na internet, onde eram divulgadas imagens dos imóveis e informações de imobiliárias com número de registros inexistentes.

A comercialização fraudulenta era realizada por meio de telefones celulares e por meio de anúncios em sítios eletrônicos. Os falsos corretores solicitavam 50% do valor da locação que eram depositadas pelas vítimas em contas bancárias.

Diversas pessoas lesadas foram ouvidas em depoimento, todas elas turistas oriundas das mais diversas regiões do país.

O Delegado de Polícia Civil Osnei de Oliveira alerta a população para que tome as devidas precauções quando da locação de imóveis pela internet. “É importante que as pessoas comprovem se os anunciantes realmente são corretores de imóveis ou vinculados a imobiliárias, e se estes possuem devidamente o registro junto ao CRECI, além de evitar que os contatos sejam somente por e-mails e telefones celulares, os quais são constantemente trocados após a concretização dos golpes” – afirma o Delegado.

Cumprimento dos mandados

Em Balneário Camboriú, os agentes prenderam Marcos Paulo Thamasia, 28 anos, em sua residência na Rua João Francisco dos Santos, no bairro Pioneiros, e Jean Cesar Perdoncini Rodrigues, 27 anos, em seu apartamento na Avenida Atlântica, no Centro da cidade. O investigado Fernando Schütz Cerrutti, 31 anos, foi preso por policiais da DIC de Ituporanga no Centro daquela cidade.

Com o deferimento dos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, os Agentes da DIC apreenderam diversos documentos e computadores que continham indícios do golpe aplicado pela quadrilha, comprovados através de laudos periciais do Instituto Geral de Perícias (IGP).

O Delegado da DIC de Balneário Camboriú, Osnei de Oliveira, salienta que, além dos demais métodos investigativos, a quebra do sigilo bancário dos investigados possibilitou a análise da movimentação financeira e comprovação de depósitos realizados pelas vítimas, referente ao valor da pseudolocação.

Em diligências na cidade do Rio de Janeiro, os agentes da DIC identificaram outras duas mulheres que já estavam sendo investigadas como fornecedoras das contas bancárias utilizadas pela quadrilha. Elas também tiveram o mandado de prisão expedido pela Justiça, mas ainda encontram-se foragidas.

Com a finalização das investigações, Oliveira representou por medidas assecuratórias, possibilitando o bloqueio de valores nas contas bancárias, que poderão ao término da ação penal ser utilizado para o ressarcimento das vítimas.

Os investigados foram encaminhados ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, e permanecem presos à disposição da Justiça.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X