Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 17:36

Joaçaba

Inicia implantação da cidade digital em Joaçaba

Publicado em 10/01/2015 ás11:30

Equipamentos já estão no município

Foto: Equipamentos já estão no município

Chegaram os primeiros equipamentos para implantação do projeto Cidade Digital. Joaçaba é único município catarinense contemplado no programa piloto do Governo Federal, que prevê a modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. “Estávamos ansiosos para vencer as etapas burocráticas e fico feliz em ver esse projeto saindo do papel” falou o prefeito Rafael Laske.

Segundo o coordenador de planejamento do município, que é gestor do projeto, Eulo Balvedi, o projeto consiste: na construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação; capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede; oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Em Joaçaba, serão aproximadamente 13 quilômetros de fibra ótica, divididos em 3 ramais diferentes. Dos três pontos de acesso livre a internet, dois já estão definidos. Um será na Praça Adolfo Konder e outro no novo Terminal Rodoviário. O terceiro ponto ainda aguarda avaliações técnicas para sua definição. Apenas nessa fase de implantação, o investimento supera a marca de 800 mil reais. Esse processo já inicia na segunda-feira com a montagem da central e o inicio da instalação da rede de fibra ótica. Essa fase deverá durar 90 dias e logo em seguida inicia-se a fase de treinamento e testes para efetivação do projeto.

As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto, em que 80 municípios foram contemplados e Joaçaba é a única de Santa Catarina. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES. A ação é gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital.

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X