Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 27/07/2021 | 15:12

Educação

Unoesc eleva unidade de Chapecó ao status de campus universitário

Publicado em 31 de Janeiro de 2015 às11h30

Unoesc Chapecó

Foto: Unoesc Chapecó

Autonomia acadêmica e administrativa para investimentos e abertura de novos cursos são algumas das principais mudanças que ocorrerão na Unoesc Chapecó com a elevação de Unidade para Campus. A solenidade de implantação do Campus ocorrerá nesta quarta-feira, 04, às 17h30, no auditório do Bloco Seminário.

Na ocasião, o reitor Aristides Cimadon também dará posse ao vice-reitor de Campus professor Ricardo Antonio de Marco e aos diretores de graduação (Celso Paulo Costa) e de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gilberto Pinzetta), além do gerente administrativo Sérgio Prates.

De Marco explica que as responsabilidades serão ampliadas para a incumbência de administrar, planejar, coordenar e controlar as atividades acadêmicas de ensino, de pesquisa e de extensão, bem como as atividades administrativas, financeiras, patrimoniais e de suporte da Universidade no Campus.

“Mesmo com autonomia, as ações continuam sendo realizadas em consonância com as políticas e diretrizes emanadas pelos ordenamentos institucionais, seus respectivos conselhos, da Reitoria e a Fundação. A final, a Unoesc é uma única instituição com ramificações em todo o grande oeste catarinense”, enfatiza

De Marco pondera que a mudança é desafiadora. “Estamos passando por um momento de consolidação do Campus, com novos cursos, revitalização, modernização e ampliação da estrutura física, adequação e implementação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, investimentos permanentes no corpo docente e técnico administrativo para bem atender as demandas acadêmicas e da comunidade. Investimentos essenciais para garantir a qualidade e excelência acadêmica que a Unoesc tem como foco”, afirma.

Unoesc Chapecó

Atualmente, a Unoesc Chapecó conta com cerca de 2 mil alunos matriculados em 10 cursos de graduação: Administração, Administração Linha de Formação Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Psicologia, Direito, Sistemas de Informação, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Ciências Contábeis e Tecnologia em Logística. Nos cursos de especialização são 700 alunos e nos Mestrados de Direito e Administração mais 150 mestrandos. Aproximadamente 600 alunos foram beneficiados com bolsas de estudo em 2014.

Somente no ano passado, a Unoesc Chapecó atendeu um público aproximado de 11 mil pessoas em 106 cursos e outras atividades de extensão. No que diz respeito à Pesquisa, De Marco ressalta que foram desenvolvidos 40 projetos com recursos oriundos de institutos de fomento, além dos projetos incentivados com investimentos da própria instituição.

Outro diferencial da Unoesc são os intercâmbios internacionais. Em 2014, sete alunos retornaram de atividades realizadas em Portugal, México e Itália, além de outros seis que estão no exterior atualmente.

MESTRADOS

Dos seis mestrados da Unoesc, dois estão instalados em Chapecó, o de Direito e o de Administração. O dirigente observa que a presença destes dois cursos qualifica, não apenas a especialização, mas exerce forte impacto sobre os cursos de graduação. “Contamos com um quadro docente altamente qualificado, os professores que atuam nos mestrados aliam-se a professores que detêm conhecimentos aplicados e formam uma força de implementação continua de novos aprendizados oriundos das pesquisas desenvolvidas em conjunto com os alunos e a aplicação no meio social. Temos a convicção que esta mescla faz dos nossos formandos profissionais com capacidade crítica mais aguçada para enfrentarem os desafios da vida profissional”, valoriza.

Fonte: MB Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X