Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 02:51

Luzerna

IFC Luzerna adquire equipamento de ponta na área da mecânica

Publicado em 11/02/2015 ás09:28

Equipamento vai atender um grande segmento da indústria regional

Foto: Equipamento vai atender um grande segmento da indústria regional

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna segue com sua proposta de proporcionar uma formação gratuita e de qualidade, com a obtenção de equipamentos de ponta para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na manhã da terça-feira (10), o câmpus recebeu uma prensa hidráulica avaliada em mais de R$ 220 mil. De acordo com o diretor-geral do IFC Luzerna, professor Eduardo Butzen, o equipamento é o único deste porte totalmente adequado às normas de segurança em uma instituição pública de ensino em Santa Catarina.

A prensa hidráulica serve para processos de fabricação em série de artefatos estampados (partes externas de automóveis, utensílios domésticos, entre outros); forjados (peças de alta resistência mecânica que são obtidas através da compactação do metal) ou ainda extrudados como perfis de alumínio e plásticos.

Nos laboratórios do IFC Luzerna, servirá para testes de comportamento de materiais, desenvolvimento de produtos, testes de fabricação, análise de esforços e ensaios destrutivos em metais. Assim como os demais equipamentos do IFC, estará disponível para prestação de serviços tecnológicos para as empresas da região que trabalham com estes processos.

Alunos do curso Técnico em Mecânica e também os de Engenharia Mecânica utilizarão a prensa em aulas práticas, realizando ensaios e simulando processos de fabricação. Já quem faz o curso de Técnico em Segurança do Trabalho terá um equipamento dentro das normas de segurança, podendo ser utilizado em treinamentos de prevenção de acidentes – uma vez que é sabido o fato de prensas hidráulicas serem responsáveis por uma grande parte dos acidentes de trabalho com mutilações, o que inclusive gerou uma legislação específica para a operação destes equipamentos.

Ainda segundo o diretor-geral do IFC Luzerna, a prensa hidráulica é mais uma máquina que chega ao câmpus para atender um grande segmento da indústria regional. “Nossos alunos terão acesso a um equipamento de última geração, tanto em relação a comando como em segurança”, afirma Eduardo Butzen. A máquina poderá ser utilizada também pelas indústrias, que terão agora uma ferramenta para descobrir falhas em produtos, desenvolver novos itens e ainda ser útil no treinamento de seus funcionários.

Fonte: Wagner Lenhardt/Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X