Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 10:34

Estado

Traçado da Ferrovia do Frango é discutido com o governador

Publicado em 10/03/2015 ás14:03

James Tavares/Secom

Foto: James Tavares/Secom

O governador Raimundo Colombo esteve reunido nesta terça-feira, 10, em Florianópolis, com autoridades do Vale do Itajaí. No encontro foi discutido o projeto de engenharia do corredor ferroviário de Santa Catarina, Ferrovia do Frango. O grupo solicitou ao governador que seja mantido o traçado original da ferrovia, que deve interligar o município de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, com o Porto de Itajaí, no Litoral, passando pelas regiões do Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Central, Planalto Sul, Meio-Oeste e Extremo-Oeste.

Colombo informou que a ferrovia é uma obra estratégica para o Estado, vai melhorar a questão de escoamento, de custos, produtividade e vai integrar os portos. O projeto autorizado em outubro do último ano deve estar pronto em dezembro de 2016, e agora entra em uma fase importante, de definição do traçado: onde a ferrovia vai ser construída e em quais regiões.

“Hoje as autoridade trouxeram argumentos e informações que vão fortalecer o projeto para que ele possa ter a escolha técnica correta. O projeto e uma obra dessa importância precisam ter um viés técnico muito preponderante, não é uma decisão política, é uma decisão de viabilidade técnica, econômica, operacional e ambiental, então é muito bom ouvir e reunir todos os elementos. Precisamos dessa obra, é urgente e vai ajudar muito o Estado no seu desenvolvimento”, disse Colombo.

O presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Eclésio da Silva, salientou que o desenvolvimento de Santa Catarina precisa assegurar um traçado ferroviário estratégico e central, que integre o Estado, contemple uma visão social, planejamento eficaz e projetos de integração logística que atendam à população catarinense.

Saiba mais

A ordem de serviço para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o projeto básico de engenharia do corredor foram entregues em outubro do último ano.

O vencedor da licitação é o Consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa, e o investimento será de R$ 46,5 milhões. O estudo e o projeto básico devem ser entregues em dezembro de 2016 (sendo que 10 meses serão usados para conclusão da pesquisa e o restante para o projeto). A Ferrovia do Frango é um empreendimento com 862 quilômetros, atravessando o Estado.

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X