Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 15/03/2025 | 02:32

Joaçaba

Município de Joaçaba está sem a vacina BCG

Publicado em 30/03/2015 ás17:30

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

O pai de uma criança recém-nascida procurou o Portal Caco da Rosa para denunciar a falta de vacinas nos postos de saúde. De acordo com ele, o filho está sem receber a vacina da Hepatite B e da BCG, pois não havia nas unidades de saúde de Joaçaba, e nos laboratórios cada vacina custa em média R$ 150,00.

A diretora de saúde de Joaçaba Paula Kleber, explicou que o estado é responsável pela distribuição das vacinas, que já está em falta há algum tempo. “Nos pediram para aguardar mais uns dias, mas caso não nos seja repassada, vamos fazer a compra direta para atender nossa demanda”, informou.

A enfermeira responsável pela imunização na Regional de Saúde, Cleci Lucini, confirmou que a vacina da BCG está em falta em todo o país devido às adequações, exigidas pela Organização Mundial de Saúde, que estão sendo realizadas no laboratório nacional (FAB). Desde novembro a vacina começou a ser repassada parcialmente aos estados devido a problemas na produção.  

Segundo Cleci, um lote de 100 doses está em análise e deve ser liberado ainda nesta semana. “Vamos trabalhar com o agendamento da vacinação para atender aos 20 municípios da região”, disse ela que acredita que em abril a distribuição seja normalizada. “Acredito que deve ter ocorrido um erro de cálculo. Desde a década de 70 não se tem informação da falta desta vacina”, lamentou.

Sobre a vacina da Hepatite B, Cleci afirma que não está em falta. “Tivemos também um problema com a distribuição, mas que já foi solucionado. Se o município não tiver, é porque não veio buscar na regional”.

Vacinas:

BCG: Dose única dada no primeiro mês depois de nascimento, em bebês com mais de 2 kg, contra as formas mais graves de tuberculose. Dada gratuitamente em postos de saúde e maternidades públicas. Se a cicatriz não se formar, recomenda-se uma segunda dose após 6 meses.
Modo de aplicação: Picada no braço direito. A ferida que se forma é normal e esperada. Vai formar uma cicatriz. Qualquer lesão mais significativa deve ser avaliada pelo pediatra.

Hepatite B: Primeira dose do total de três ou quatro, dependendo do tipo. Dada de preferência nas primeiras 12 horas de vida, na maternidade, ou então logo depois da alta. É gratuita em maternidades públicas e postos de saúde. Quando a mãe é portadora do vírus da hepatite B, a vacina é dada logo depois do nascimento -- quanto antes melhor.
Modo de aplicação: Picada no músculo lateral da coxa (intramuscular).

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X