Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 21/07/2024 | 00:15

Joaçaba

Rádio Unoesc FM muda local da torre para aumentar cobertura

Publicado em 10/04/2015 ás10:00

Torre está localizada agora no Complexo Esportivo

Foto: Torre está localizada agora no Complexo Esportivo

A Rádio Educativa Universitária Unoesc 106,7 FM, situada em Joaçaba, está realizando estudos de viabilidade técnica visando aumentar sua área de cobertura. O primeiro passo para a concretização deste objetivo, já aconteceu.

A torre de transmissão de sinal, antes localizada no campus 1 da Universidade, foi instalada em um novo local — no Complexo Esportivo da Unoesc, campus 2. Com a mudança, para um lugar mais alto e com menos obstáculos, o sistema irradiante consegue atingir uma área de abrangência maior.

Com estas novas características técnicas, os ouvintes têm a possibilidade de sintonizar a Rádio Unoesc FM onde antes não era possível ouvi-la, conforme destacou o engenheiro e coordenador técnico da emissora, Elton Vieira.

— Um bom projeto prevê que o sistema irradiante enxergue bem a cidade de outorga e, se possível, tenha uma boa visão, na direção do horizonte. Isso possibilita que o sinal seja propagado a uma distância maior — disse.

A aprovação das novas características técnicas foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 26 de março. O próximo passo, objetivando atingir alguns municípios da região, será a promoção de classes, que se refere ao aumento de potência da rádio.

— Nos próximos dias devemos protocolar o projeto de viabilidade técnica para solicitar ao Ministério das Comunicações a promoção de classes, visando aumentar a nossa potência. Desta forma, atingiremos mais municípios da região — comenta.

Atualmente, a Rádio Unoesc FM está incluída na classe C. O objetivo é enquadrá-la na classe B1, o que significa um aumento de potência irradiada de mais de vinte vezes em relação ao que se transmite hoje. Para o vice-diretor da rádio, professor Alex Baseggio, este sempre foi um anseio, inclusive da reitoria.

— Por sermos uma rádio educativa sempre tivemos em mente que o mínimo que poderíamos fazer é estar presente nos locais onde nossos alunos moram. Com essa e outras questões técnicas, tentaremos estar mais presentes no cotidiano dessas pessoas — finaliza. 

Fonte: Jessica Novello/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X