Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/02/2024 | 15:03

Herval d' Oeste

PSD e PMDB querem diminuir número de vereadores em Herval

Publicado em 17/04/2015 ás09:00

Na sessão da segunda-feira (13), os vereadores de Herval d´Oeste se manifestaram a favor da redução do número de cadeiras na próxima Legislatura (2017/2020). O presidente da Casa Leonardo Mascarello, já anunciou que assinou proposição juntamente com a bancada do PMDB e que dará entrada na próxima sessão plenária com o pedido de redução do numero de vereadores.

Conforme Leo, o município não precisa de 11 vereadores, estará muito bem representado com nove. “Alem de um grande anseio da comunidade pela redução, isso também vai promover uma grande economia aos cofres públicos”. O presidente do Legislativo disse que está fazendo um levantamento dos gastos da Câmara de 2005 á 2014. “A ideia é fazem um levantamento do custo benefício de um vereador. Tenho um projeto protocolado desde setembro do ano passado para a diminuição de dois vereadores, retornando a nove, e pretendo mostrar que reduzindo o número além de atender ao anseio da comunidade, vamos promover uma boa redução de gastos". O projeto deve ser levado a votação este ano.

O vereador Juarez de Souza (lider do PMDB), lembra que na época da votação que aumentou o número de vereadores de 9 para 11, o entendimento jurídico era de que este aumento seria obrigatório, ante a imposição constitucional. “Mas analisando mais profundamente o que determinava a Emenda Constitucional nº 58 de 23 de setembro de 2009, observamos que seria possível aumentar o número de vereadores, mas não que fosse obrigatório. Considerando essa premissa  e o equívoco, e ainda, considerando o imenso clamor de grande parte da população que é contrária a este aumento, aliado a questão financeira que envolve o aumento do numero de vereadores, não apenas no salário e encargos, mas também na logística para manutenção dos cargos, inclusive acerca das diárias futuras, o partido do PMDB de Herval d’Oeste já no mandato passado propôs matéria tentando diminuir o número de vereadores e agora não será diferente, tanto que a proposição já está engatilhada, tudo na intenção de voltarmos ao número anterior, ou seja, 9 vereadores”.

Juarez destaca que é importante ressaltar que para tramitar a matéria a proposição precisa de no mínimo quatro assinaturas e para ser aprovada precisa de no mínimo oito votos, por isso, agora com o apoio do Presidente da Casa vereador Leo Mascarello da sua bancada PSD e se possível dos demais vereadores, tem a nítida impressão e esperança de que desta vez o projeto será aprovado e a Casa retornará, no próximo mandato, ao número de nove vereadores, não apenas satisfazendo o anseio popular, mas principalmente, corrigindo um equivoco do passado e adequando a situação a realidade do município.

“Sabemos que no futuro, quando aumentar potencialmente a população essa representatividade terá que ser aumentada e revista, porém hoje além não termos condições financeiras para suportar as despesas da manutenção de mais duas vagas, entendemos não existir nenhuma necessidade, vez que mais importante é valorizar a boa representatividade, a representatividade de qualidade, do que a quantidade. Esperamos que toda a população nos ajude nessa luta e esperamos que todos os colegas vereadores acolham essa ideia, que tenho certeza é quase que unânime”.

Fonte: Joce Pereira

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X