Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 11:35

Joaçaba

Coleta seletiva de lixo melhora a vida de dezenas de famílias

Publicado em 20/04/2015 ás12:00

Gilmar Rodrigues de Lima

Foto: Gilmar Rodrigues de Lima

Implantada definitivamente a pouco mais de um ano, o sistema de coleta seletiva de lixo, vem a cada dia mostrando mais resultados, sociais e ambientais. “Hoje seis pessoas dependem dentro da família do trabalho da coleta. Antes estávamos na rua, com os carrinhos, trabalhando muito e tendo pouco retorno. Com a coleta isso mudou e nossa vida também” revela o reciclador Gilmar Rodrigues de Lima de 33 anos.

O termo catador é um dos maiores exemplos da mudança social proporcionada pelo sistema de coleta seletiva. “Não estamos mais nas ruas, porque o caminhão da coleta seletiva trás para nós o material. Aqui nós separamos e depois vendemos. O trabalho é melhor, as condições também”, fala Rita Ramos, de 57 anos, que sustenta as cinco pessoas de sua família com o dinheiro oriundo da reciclagem.

Catadores de outras cidades prejudicam sistema de Joaçaba

Após a primeira etapa do processo, que consistia na implantação dos serviços e principalmente na informação das pessoas de como o sistema funciona, a comunidade respondeu de forma muito positiva. Isso fez com que a oferta de lixo reciclável, principalmente na área central aumentasse. Observando isso, catadores de outras cidades, estão vindo a Joaçaba para recolher o material e vender fora do sistema de coleta seletiva. “Precisamos que as pessoas entreguem o material para o caminhão da coleta, porque nós dependemos disso. Quando esse material é doado para recicladores de outras cidades, sentimos o reflexo aqui” explicou Astrogildo Cruz de 56 anos, que sustenta sua família e trabalha com mais nove recicladores.

Área central conta com horários e dias específicos

Antes mesmo de constatar tal fato, a Prefeitura de Joaçaba, já definiu um horário e dias específicos para a área central. Está programado que todas as terças, quintas e sábados, das 8h30 às 9h30 o caminhão da coleta seletiva passa de forma exclusiva na área central da cidade. “É preciso entender, que o material reciclado com maior valor agregado é produzido nessa região”, comenta o gestor do projeto Celso Felipe Bordin, secretário de administração.

Um reunião recente, a Câmara de Dirigentes Lojistas, confirmou as melhorias proporcionadas pelo sistema e que irá também solicitar aos associados e comerciantes que entreguem o material exclusivamente para o caminhão da coleta. Ainda segundo a entidade, a orientação é para que os comerciantes se organizem, para pelo menor por um dia, que é o intervalo da passagem do caminhão da coleta seletiva, armazenem e acondicionem seu material reciclado.

Confira abaixo o vídeo com os depoimentos dos recicladores:

Fonte: Paulo Afonso/Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X