Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 12/12/2024 | 23:51
Publicado em 21/04/2015 ás10:00
Autoridades municipais, estaduais, representantes de entidades, clubes de serviços e muitos voluntários estão mobilizados para atuar em diversas frentes e em conjunto auxiliar a população atingida pelo temporal que destruiu grande parte da cidade de Xanxerê na tarde da segunda-feira (20).
Uma base central de atendimento foi montada na Escola Municipal Pequeno Príncipe, no bairro Tonial para o atendimento inicial aos atingidos. Diversos locais estão sendo preparados para servirem de abrigo aos moradores atingidos.
O temporal, que segundo a defesa civil, deve mesmo ter sido um tornado, ocorreu por volta das 15h30 e não durou mais do que três minutos, tempo suficiente para causar muita destruição. Levantamento inicial aponta que mais de 500 casas foram atingidas, árvores arrancadas e carros arrastados. Com a força do vento uma casa chegou a ser empurrada para o meio de uma rua. Pelo menos duas pessoas morreram e muitos ficaram feridos, sendo atendidos em Hospitais de Xanxerê e região.
Barracões de empresas foram arrancados, prédios danificados e até o ginásio de esportes Ivo Sguissardi destruído. As informações também apontam que cinco torres de energia foram arrancadas do solo, ocasionando queda de energia, em 200 mil unidades consumidoras de diversos municípios da região, entre os quais Chapecó, distante 45 km de Xanxerê.
No início da noite o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, montou um grupo de apoio e organizou reuniões com todos os secretários municipais e integrantes da defesa civil municipal.
As policias militar, Rodoviária Estadual e Federal organizaram uma força tarefa de segurança para reforçar o patrulhamento durante a noite, pois já ocorreram registros de saques em residências que ficaram vazias.
Segundo o prefeito "o momento agora é de união, onde juntos todos podem colaborar e tentar amenizar o sofrimento de quem teve suas casas atingidas".
O Grupo de Ações Coordenadas do Estado – Grac, contabilizou mais de 1 mil desabrigados. Até agora, a Defesa Civil de Santa Catarina já disponibilizou, 570 kits de acomodação. 630 colchões, 300 cestas básicas. Parte desses itens de auxílio humanitário já foram destinados.
Por determinação do Governador, Raimundo Colombo, todas as instituições do Governo de Santa Catarina devem atuar de maneira integrada para atender os flagelados. O Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli acompanha todas as movimentações e reforçou que a prioridade nesse momento é atender os necessitados.
Assista abaixo vídeo com as imagens da destruição (Flavio Carvalho):
Fonte: Tudo Sobre XanxerêO veículo era conduzido por um senhor de idade, que, segundo testemunhas, perdeu o controle da direção após o carro apagar enquanto subia uma ladeira
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o motorista, ao tentar uma ultrapassagem, se depara com uma lombada em frente à Ervat
Uma colisão frontal entre um VW/Gol de Herval d’Oeste e um GM/Onix de Vargem Bonita deixou seis pessoas feridas no início da tarde deste sábado (7) na
Carol Oliveira estava no heliponto do Edifício Império do Sol, localizado na Avenida Atlântica, quando ocorreu a tragédia, por volta das 21h30min
Imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento mostram o VW/Gol trafegando no sentido Centro-Parque, quando saiu da pista e atingiu a traseira
A vítima, de 23 anos, sofreu ferimentos na face e no braço direito, além de suspeita de trauma abdominal com possível hemorragia interna
Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3522-1787