Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 17:37

Herval d' Oeste

Manifestação de vereador quanto a Mutirão de Castração gera polêmica

Publicado em 09/06/2015 ás16:00

Mutirão de Castração (Divulgação)

Foto: Mutirão de Castração (Divulgação)

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Herval d'Oeste, realizada na noite de segunda-feira (08), o vereador Jean Patrick Giusti (PSDB) explanou sobre o Mutirão de Castração de Cães e Gatos que acontecerá no bairro São Jorge no dia 28 de junho.

De acordo com o legislador, a ação social será promovida apenas pela ONG Amigos dos Animais, sem o envolvimento da Associação de Moradores e seus representantes. "Eu só queria fazer uma retificação a todos os vereadores, que se puderem levar isso pra população [...] A própria ONG acabou se entristecendo, não por esse projeto de lei, mas pelo trabalho que está sendo feito no bairro São Jorge que é uma iniciativa da ONG [uma iniciativa da ONG eu repito], e tão dizendo que é uma atitude do presidente do bairro. Então, não é nada contra o presidente, mas temos que ser sensatos e verdadeiros. Então aproveitando esse projeto que o vereador Sérgio comentou, que a gente possa então ajudar a ONG. E por que no São Jorge? Por que hoje é o bairro que mais tem, o maior índice de cães e gatos no controle de zoonoses", disse.

Em contraponto as afirmações do vereador, a coordenadora do Projeto do Mutirão de Castração, Kátia Lopes, afirmou em entrevista que a Associação de Moradores do bairro São Jorge é parceira da ação social. "Esse projeto vem de uma luta muito grande. A gente conseguiu recursos pelo Tribunal de Justiça por meio do Fórum da Comarca de Herval d'Oeste, onde o trabalho será realizado por duas veterinárias de Florianópolis. Nós temos nossos apoiadores importantes como é caso da Associação de Moradores que está nos ajudando em toda a logística para que o trabalho seja bem realizado", explicou.

O presidente da Associação de Moradores do bairro São Jorge também se pronunciou. De acordo com Angelo Junior Radavelli, o trabalho está sendo realizado em parceria. "A Associação assumiu o compromisso de movimentar a comunidade desde o ano de 2014 quando um levantamento foi realizado, e para esse mutirão está articulando toda a logística, infraestrutura, divulgação e na convocação dos moradores para que compareçam ao Mutirão. Somos sim parceiros dessa iniciativa pioneira em Herval d'Oeste", explicou.

Outro argumento levantado pelo vereador é o de que no bairro São Jorge está concentrado o maior número de cães e gatos. "Essa informação não possui nenhum fundamento documental que comprove essa quantidade. O fato do Mutirão ser realizado no São Jorge está relacionado a um levantamento realizado ainda no ano de 2014 pela ONG, em parceria com a Unoesc e com a Associação de Moradores, que comprovou a necessidade. Porém, a quantidade apontada não aponta essa grande incidência apenas no Bairro São Jorge", concluiu Radavelli.

Fonte: Angelo Junior Radavelli

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X