Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 08:32

Geral

EFAPI 2015 cancelada: decisão foi anunciada nesta quarta-feira

Publicado em 17/06/2015 ás18:47

Entrevista coletiva no gabinete do prefeito

Foto: Entrevista coletiva no gabinete do prefeito

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira no gabinete do prefeito de Chapecó, José Caramori, foi anunciado oficialmente o cancelamento da 20ª edição da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2015).

Comunicado à imprensa

A Prefeitura Municipal de Chapecó e a Comissão Central Organizadora (CCO) da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2015) cumprem o dever de informar e prestar os seguintes esclarecimentos à comunidade catarinense e sulbrasileira:

A EFAPI surgiu em 1967 para festejar o 50º aniversário de fundação do Município de Chapecó. Nas 19 edições realizadas nesses 48 anos, a expo-feira constituiu-se em uma vitoriosa síntese da economia do grande oeste de Santa Catarina.

A feira se transformou em referência para o Brasil e para os países do Mercosul, constituindo-se em um apurado mosaico da economia regional. Como feira multissetorial, a Efapi tem o condão de interagir os setores e subsetores da agropecuária, da indústria, do comércio e da prestação de serviços, reunindo um acervo expositivo que inclui animais, veículos, máquinas, equipamentos, informática, móveis, eletrodomésticos etc., ao lado de shows nacionais que atraem grandes multidões.

Desde sua primeira edição, a Efapi segue uma linha evolutiva e ascendente e consegue, a cada edição, ficar mais representativa e exibir as potencialidades e a cultura de Chapecó e da região.

Entretanto, os novos desafios e responsabilidades que assomam no cenário econômico do Brasil e do mundo neste ano exigem uma rigorosa avaliação da viabilidade para a realização da vigésima edição da EFAPI.

É preciso reconhecer a gravidade desse novo e perturbador quadro gerado pela forma equivocada como foi conduzida a política macroeconômica nacional nos últimos anos. O dinamismo da economia caiu a padrões idênticos às grandes crises econômicas do século passado. O nível geral de consumo reduziu-se drasticamente, levando a indústria nacional a diminuir a produção. A União Federal praticamente paralisou o programa de investimentos públicos. Essa situação consolida uma das mais temíveis patologias econômicas clássicas, a recessão e estagnação.

Perversamente, de outro lado, os custos de vida e de produção não param de subir em consequência do aumento das tarifas e outros preços administrados pelo governo. Assim, com consumo e produção em queda livre, custos em alta e o processo inflacionário retomando força e vigor, despencam vertiginosamente as receitas públicas nas três esferas de governo: Municípios, Estados e União Federal deparam-se com o menor volume de recursos para fazer frente aos compromissos constitucionais definidos para cada um dos três entes federativos.

A dura realidade é que escassearam os recursos para atender as áreas básicas da saúde, educação, segurança, saneamento, mobilidade urbana etc. Em razão disso, a Prefeitura de Chapecó envidou todos os esforços para viabilizar a realização da expo-feira, buscando a cooperação financeira dos setores privado e público. As dificuldades residem na obtenção dos patrocínios institucionais, públicos e privados que constituem importante parcela das receitas totais e são necessários para o financiamento, entre outros, do esforço de comunicação de massa (mídia), shows e melhorias no Parque.

Não existem recursos públicos disponíveis para essa finalidade, e o setor privado encontra-se desestimulado a investir em exposições-feiras – mesmo naquelas com a dimensão e o prestígio da EFAPI – porque, infelizmente, todas as projeções indicam a perpetuação e o agravamento desse quadro de dificuldades no segundo semestre deste ano. Com o ambiente de negócios se deteriorando rapidamente, os empresários cancelam a participação em exposições e feiras, obrigando a suspensão desses eventos por todo o Brasil.

Assim, pelos motivos expostos, a Prefeitura e a Comissão Central Organizadora decidem CANCELAR a 20ª edição da EFAPI, propondo sua transferência para outubro de 2017, ano do centenário de Chapecó.

Adota-se essa difícil decisão, alvo provável de críticas e incompreensões, em respeito à trajetória histórica referida no intróito desse comunicado e em razão da imperiosa nova realidade na qual está inserida a sociedade brasileira, realidade que não foi gerada pela Prefeitura nem pela CCO, mas que inexoravelmente a ela estão submetidos.

Chapecó (SC), 17 de junho de 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ

COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA DA EFAPI 2015

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X