Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 19:34

Região

6º Arrancadão de Jericos dia 19 de julho em Iomerê

Publicado em 08/07/2015 ás13:30

Divulgação

Foto: Divulgação

O que acontece quando veículos fabricados artesanalmente, para servirem ao duro trabalho na roça, se emparelham no asfalto para uma corrida? O resultado desta inusitada competição poderá ser conferido no próximo dia 19 de julho, em Iomerê, quando acontece a sexta edição do Arrancadão de Jerico.

O evento que inicia as 13 horas integra a programação da tradicional Festa Julina do município que acontece de 17 a 19 de julho com várias atrações nacionais e regionais. “O Arrancadão é um evento único no Brasil, com estas características. Foi criado para valorizar um dos veículos mais utilizados pelos agricultores nas lidas diárias. Além disso, simboliza a categoria, que teve participação decisiva na criação do município de Iomerê”, explica o prefeito Luciano Paganini.

Muito difundido pela região, os jericos são veículos de fácil fabricação e que muitas vezes fazem o papel de tratores, plantações a dentro. Cada modelo, geralmente fabricado pelo seu dono, reúne características muito próprias do serviço ao qual se presta. Eles contam com motor estacionário, geralmente a diesel e desenvolvem baixa velocidade (40 km/h), porque são direcionados à força. Apesar da baixa velocidade que os jericos desenvolvem, todas as medidas de segurança estão previstas no regulamento. “O capacete será recomendado, cada competidor vai correr de um lado da pista separada por canteiro e o público estará bem isolado”. Como se não bastasse, a prova será realizada morro acima. “É para mostrar que eles são veículos de grande força”, resume. As corridas acontecerão com dois jericos, lado a lado, em frente à Igreja Matriz de Iomerê.

A competição, a exemplo dos anos anteriores, deverá reunir corredores de toda a região Meio-oeste. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas minutos antes da competição ou antecipadamente pelo telefone (49) 3539-6000, com Carla ou Carina. “Quem mora nas cidades interioranas sabe que os jericos estão presentes no cotidiano e não raro são o único meio de locomoção de muitas famílias. Por isso, mais uma vez resolvemos socializar esse veículo, através deste evento que já é um sucesso”, diz o coordenador do Arrancadão, Douglas Francisco Zardo.

Disputas em três categorias

O Arrancadão de Jerico será dividido categorias distintas: um pistão, dois pistões e força livre. Cada competidor poderá participar em mais de uma categoria, desde que o veículo esteja condizente com o regulamento. Participam da competição veículos produzidos artesanalmente, protótipos com chassi de camioneta com modificações contendo no mínimo cambio, diferencial e carroceria traseira. A parte frontal poderá ser de estrutura tubular, com cobertura ou não, e o motor deverá obrigatoriamente estar localizado à frente do piloto.

Os corredores que forem vencendo são automaticamente classificados para as fases seguintes e todos receberão troféu de participação.  As provas acontecem na avenida São Luiz, em frente à igreja Matriz de Iomerê. O público poderá acompanhar as provas em espaços paralelos à pista.

Competição passa a fazer parte do calendário da FAUESC

Em sua sexta edição o Arrancadão de Jerico de Iomerê já transpôs os limites regionais e acaba de ganhar o direito de compor o calendário de competições oficiais da FAUESC – Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina. Para fazer parte do calendário e receber a autorização da FAUESC, técnicos da Federação visitaram o local da competição em Iomerê, onde fizeram uma série de análises e emitiram parecer favorável. “Ao passarmos a figurar no calendário de eventos da FAUESC ganhamos a prerrogativa de termos como parceiros uma das mais respeitadas federações automobilísticas do país, além é claro de podermos ampliar a divulgação desse importante e diferenciado evento re retrata parte da cultura iomerense”, diz o prefeito Luciano Paganini que articulou as tratativas com a FAUESC durante visita a Florianópolis.

Fonte: Facto Imagens e Textos

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X