Joaçaba
Saúde de Joaçaba reforça estoque de medicamentos
Publicado em 12 de Março de 2013 às08h19
A sa
úde é o bem mais importante para a população, e por isso merece ser tratada como tal. Os medicamentos fazem parte desta questão, e são essenciais para garantir o bem estar de quem realmente precisa deste auxílio. Para isto existe a farmácia Básica Municipal, que atende em média 3000 pessoas por mês.
No dia 10 de janeiro foi realizado o processo licitatório para a compra de remédios, após o cumprimento dos prazos legais os medicamentos começaram a chegar, a partir do dia 05 de fevereiro mais precisamente. No decorrer da licitação, 26 empresas de várias partes do país se habilitaram para fornecer medicamentos para a farmácia. A licitação é feita através do registro de preços, no qual a empresa com preço mais acessível por item é a vencedora. “Buscamos o bom preço e a qualidade, recebemos inúmeros remédios que foram distribuídos entre os postos e a farmácia básica, com toda certeza esta demanda atenderá às necessidades da população”, afirmou o Secretário da Saúde Marcos Weiss.
A lista básica da Prefeitura Municipal deste ano é formada por 330 itens, dentre eles antibióticos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, antidiabéticos, medicamentos psiquiátricos, entre outros. O Ministério da saúde preconiza em média 150 itens obrigatórios que fazem parte do convenio com o estado e a união, além destes a Prefeitura Municipal de Joaçaba disponibiliza mais 180 itens que são oriundos de recursos próprios. Os pedidos são realizados conforme a necessidade.
Para o coordenador da Farmácia Municipal Luciano de Mattos, é uma satisfação ver as pessoas indo para as casas com o seu remédio em mãos, principalmente as que não possuem condições de adquirir estes medicamentos. “Agradeço ao secretário Marcos Weiss, que desde a sua posse se empenhou para que não faltassem os itens básicos à população, estamos trabalhando para juntos garantir a saúde de quem precisa”, finalizou Luciano.
Fonte: Gerência de Comunicação Prefeitura de Joaçaba