Os n
ovos corredores ferroviários para Santa Catarina incluídos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) – Ferrovia Litorânea e Ferrovia Liste-Oeste – estão na pauta da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado federal Décio Lima (PT/SC), que acontece nesta sexta-feira (15) às 14h30 na sede da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - em Florianópolis, com lideranças empresariais.
A apresentação da Ferrovia Litorânea estará a cargo do diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Mário Dirani. Este segmento ferroviário terá 235,6 quilômetros de extensão, no segmento Imbituba – Araquari, permitindo interligar os portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul, além de incorporar a Ferrovia Tereza Cristina ao Sistema Ferroviário Nacional.
A obra da Ferrovia Litorânea já tem o projeto executivo de engenharia contratado e valor estimado de R$ 17,6 milhões para sua execução. Depois de concluída, prevê-se o aumento da densidade de carga de 6 milhões de toneladas em 2010 para 9 milhões em 2030.
Já a Ferrovia Leste-Oeste, conhecida como a Ferrovia da Integração, será abordada pelo diretor de Operações da Valec Engenharia Construções e Ferrovias, Bento José de Lima. Este corredor ferroviário terá 848 quilômetros de extensão, no segmento Itajaí – Chapecó – Dionísio Cerqueira, e escoará a produção do Oeste do Estado para os portos catarinenses, integrando os modais de transporte. A previsão é de que, em 2030, a ferrovia deverá transportar 5,7 milhões de toneladas nos trechos mais movimentados.
Segundo o deputado Décio Lima que tem uma ligação antiga com a questão ferroviária no Estado, desde quando era prefeito de Blumenau, o governo da Presidente Dilma está investindo na reativação, recuperação e construção da malha ferroviária de todo o Brasil, e Santa Catarina também está inserida nesse contexto. “Santa Catarine é um Estado que já conta com ferrovias e onde esse modal de transporte é fundamental, principalmente para o escoamento dos produtos catarinenses, tanto para consumo interno, quanto para externo”, destacou Décio.
Atualmente, Santa Catarina conta com 980 quilômetros de ferrovias operados pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e pela América Latina Logística (ALL). A ALL opera em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Sul de São Paulo e Argentina. O complexo ferroviário tem 15 mil quilômetros de extensão por onde passam 584 locomotivas e 17,5 mil vagões.
Já as linhas operadas pelas FTC têm 164 quilômetros de extensão, dez locomotivas e 443 vagões. A ferrovia interliga a região carbonífera de Santa Catarina ao Porto de “Imbituba, passando por de Capivari de Baixo, onde se situa a usina termelétrica Jorge Lacerda. A malha também passa por Imbituba, Laguna, Tubarão, Sangão, Jaguaruna, Içara, Criciúma, Siderópolis, Morro da Fumaça, Urussanga e Forquilhinha.
Fonte: Assessoras de Comunicação - Deputado Federal Décio Lima