Joaçaba
Vereadores buscam solução para área do governo federal
Publicado em 18/03/2013 ás19:47
O ve
reador Éber Bundchen (PDT), acompanhado pelos vereadores Vilmar Zílio (PMDB) e Chico Lopes (PSD), esteve na Superintendência de Patrimônio da União, em Florianópolis, na última semana. Os vereadores foram recebidos pela Superintendente Regional Isolde Espíndola e pela Superintendente Substituta Tereza Cristina Alves. O objetivo da visita foi buscar informações sobre o andamento da renovação da cessão de uso de uma área de propriedade do governo federal, localizada as margens da BR 282.
No local, com mais de três milhões de m2 estão localizados uma reserva ambiental, a escola municipal Nuperajo e o Centro de Promoções e Eventos de Joaçaba (CPJ), o CASEP para menores infratores, dentre outros projetos ambientais e principalmente a Reserva do Parque do Rio do Peixe. Segundo o vereador Éber, a cessão de uso do governo para com o município venceu ainda em 2006 e até agora não foi renovada. “Por este motivo, o município fica impedido de fazer, por exemplo, investimentos necessários e fundamentais para o bom funcionamento da escola”, explicou o vereador.
Isolde e Cristina solicitaram que o município de Joaçaba, através do Executivo, formalize um pedido de urgência, em virtude da necessidade de manutenção dos prédios que lá estão, para acelerar o processo. Após o recebimento deste documento, a Diretoria de Patrimônio comprometeu-se a expedir uma certidão de trâmite. De acordo com o vereador Éber, com este documento, a prefeitura terá autorização para fazer os investimentos necessários na escola Nuperajo e já gerir todo espaço territorial. Mesmo assim, o documento final de renovação de cessão de uso ainda precisa ser liberado por Florianópolis e Brasília.
Isolde sugeriu que o município possa elaborar um projeto de habitação junto ao Programa Minha Casa Minha Vida para implantá-lo em parte daquela área, onde não há reserva ambiental, para atender a função social da área.
Fonte: Adriana Panizzi
Câmara de Vereadores de Joaçaba