Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 05/12/2022 | 22:33

Joaçaba

Redução de repasses vai causar fechamento de escolas do Senai

Publicado em 07 de Outubro de 2015 às14h04

Vice-presidente da Fiesc – Márcio Dalla Lana

Foto: Vice-presidente da Fiesc – Márcio Dalla Lana

Convidado pelo vereador Elói Hoffelder, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fiesc – Márcio Dalla Lana, expôs, em sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba de terça (6), os efeitos negativos que a possível redução no repasse de recursos – por parte do governo federal – poderá causar ao Sistema S. Recentemente, o governo o governo anunciou que poderá reduzir em 30% o repasse. O chamado Sistema S é composto por Sesi, Senai, Sebrae, Senar, Senac, Sesc, Sescoop, Sest e Snat.

Segundo Dalla Lana, a diminuição dos repasses ao Senai poderá causar o fechamento de 1,8 milhão de vagas em cursos profissionais e, em todo o país, mais de 300 escolas do Senai poderão ser fechadas. Ainda, segundo ele, em Santa Catarina a redução do percentual de repasse pode provocar o fechamento de mais de 40 mil vagas em cursos profissionais e de educação básica oferecidos pelo Senai e Sesi anualmente. Pelo menos 50 unidades destas duas instituições podem ser fechadas. Ação que repercutirá não somente nos estudantes, mas também na demissão de milhares de colaboradores.

De acordo com Dalla Lana, para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) a medida ameaça o sistema de educação profissional e os maiores prejudicados serão os trabalhadores brasileiros e suas famílias. “Estamos pedindo que os segmentos organizados da sociedade possam se mobilizar e se manifestar de forma contrária a esta medida do governo federal”, afirmou ele.

O vereador Elói Hoffelder é autor de uma Moção na qual a Câmara de Vereadores se manifesta contrária a redução do repasse. O documento, assinado por todos os vereadores, será encaminhado a bancada catarinense de deputados e senadores. “O governo mostra que anda na contramão do discurso que faz”, disse o vereador. O presidente Luiz Vastres comentou sobre a importância do Sistema S para o país e disse que o Poder Legislativo está fazendo sua parte.

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X Alesc