Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/11/2021 | 06:09

Estado

Santa Catarina registra grandes volumes de chuva

Publicado em 09 de Outubro de 2015 às10h00

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

As chuvas das últimas 36 horas e a previsão de tempestades até domingo, mantém a Defesa Civil do Estado em alerta, para acompanhar e auxiliar os municípios em todos os cenários. São esperados 150 milímetros em média em todo o Estado e o acumulado pode chegar a 300 milímetros no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

O último relatório da Defesa Civil (07h57) alerta para o risco de deslizamentos no Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Oeste de Santa Catarina devido ao elevado acumulado de chuva registrado em algumas áreas. A previsão é de continuidade de chuva para as próximas horas.

Os maiores volumes registrados ocorreram em Lages: 102 mm ; Videira: 94 mm ; Fraiburgo: 94 mm ; Águas de Chapécó: 92 mm ; Urubici: 87 mm ; Rio Rufino: 85 mm ; Palmitos: 84 mm ; Praia Grande: 83 mm ; São João do Sul: 81 mm ; São Miguel do Oeste: 76 mm ; Santa Rosa de Lima: 74 mm ; Morro Grande: 73 mm ; Luiz Alves: 71 mm ; Tangará, Blumenau e Chapecó: 70 mm ; Pomerode e Sombrio: 67 mm ; Nova Veneza: 64 mm.  

Previsão para os próximos dias

A previsão da Epagri/Ciram para a sexta-feira é céu encoberto com chuva moderada a forte em Santa Catarina, devido a frente fria e um sistema de baixa pressão no Oeste do Estado. Condições de chuva forte e totais elevados. Risco de tempestade severa com alta incidência de raios, ventania e granizo. Temperatura amena. Vento de noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

No sábado, chuva em boa parte do Estado, alternando com períodos de melhoria sem chuva, especialmente no Oeste. Total de chuva de 10 a 20 mm no Oeste e de 30 a 50 mm do Meio Oeste ao Litoral.

Já no domingo, volta a ocorrer chuva moderada a forte no Estado, devido à formação de um ciclone extratropical entre SC e RS. Total de chuva de 20 a 30 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 40 a 50 mm em média do Planalto ao Litoral, chegando a 60-80 mm em algumas localidades.

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X