Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 21:33

Joaçaba

Mãe do tenista Guga Kuerten palestrou em Joaçaba

Publicado em 10/10/2015 ás10:30

Alice falou sobre o Instituto Guga Kuerten

Foto: Alice falou sobre o Instituto Guga Kuerten

Acadêmicos e professores do curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba, lotaram o auditório Jurídico na noite da terça-feira (6) para acompanhar a palestra de Alice Kuerten, mãe do tenista catarinense e ídolo do esporte brasileiro, Gustavo Kuerten. O evento deu início a programação da Semana Acadêmica 2015, que terá continuidade entre os dias 26 e 29 de outubro.

Com a temática “Empreendedorismo Social”, Alice falou na ocasião sobre o Instituto Guga Kuerten (IGK) que desde 2000 desenvolve em Santa Catarina ações sociais por meio de projetos educativos e esportivos. Atende atualmente 720 crianças e jovens em vários núcleos espalhados pelo Estado, inclusive em Campos Novos. Os programas “Campeões da Vida”, “Fundo de Apoio a Projetos Sociais” e “Ações Especiais”, são os desenvolvidos pelo IGK.

— Um desses programas, o Fundo de Apoio a Projetos Sociais, desenvolvemos em duas ou três regiões geográficas do Estado por ano, junto com outros parceiros. Nós pagamos os projetos de instituições que trabalham com pessoas portadores de deficiências e, além disso, oferecemos capacitação e assessoria técnica, realizando o acompanhamento destas ações através de visitas. O programa já está em 176 municípios com 313 projetos — explicou Alice, presidente do Instituto.

Com o nascimento do filho Guilherme, portador de deficiência física e mental, o foco do voluntariado da família Kuerten, além das ações esportivas, se voltou também para a inclusão de deficientes. A coordenadora do curso de Psicologia, professora Jorgiana Baú Mena Barretto, afirmou que estas ações desenvolvidas pelo IGK, bem como o tema empreendedorismo social, são muito relevantes para os acadêmicos.

— A Psicologia é uma ciência que está muito ligada ao empreendedorismo social, inclusão e acessibilidade. Sabendo da missão do Instituto, entramos em contato com a Alice que prontamente aceitou o convite para ministrar uma palestra na Unoesc. Além disso, temos no curso alunos portadores de deficiências física e visual e por esta razão tudo o que estiver ao nosso alcance estaremos fazendo para trabalhar e melhorar a inclusão — disse a coordenadora.  

O Instituto Guga Kuerten é uma associação civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Florianópolis. Segundo a presidente, assim como aconteceu com a carreira de Guga, o IGK está crescendo aos poucos e de forma planejada.

Programação Semana Acadêmica

As inscrições para as demais atividades programadas para a Semana Acadêmica de Psicologia já estão abertas no site. Poderão participar os professores, acadêmicos e também a comunidade externa. Entre os temas que serão abordados no evento estão a responsabilidade civil do psicólogo e a intervenção psicológica em situações de crises, tragédias e catástrofes.

Fonte: Jessica Novello/Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X