Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 18:29

Herval d' Oeste

Cartilha com dicas de segurança será distribuída no comércio

Publicado em 14/10/2015 ás17:30

Reunião no 26º BPM

Foto: Reunião no 26º BPM

O comando do 26º Batalhão da Polícia Militar, com sede no município de Herval d’Oeste, reuniu nesta quarta-feira (14) representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Joaçaba e Herval d’Oeste e do Conselho de Segurança Comunitário. A reunião coordenada pelo major Valdeci Oliveira da Silva, sub-comandante do 26º Batalhão, teve por objetivo definir estratégias para distribuição da cartilha “Segurança no Comércio”.

A cartilha foi elaborada pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina e está sendo disseminada no Estado através da Polícia Militar, em parceria com as entidades de classe. A ideia é orientar os comerciantes com medidas preventivas ao crime por meio de um ambiente seguro. “São detalhes simples, que na prática fazem a grande diferença em se tratando se segurança”, observou major Valdeci. A Polícia Militar entende, por meio de estudos e estatísticas, que ao escolherem uma vítima ou um alvo, os criminosos geralmente levam em consideração o esforço que terão de fazer para realizar o crime, o risco de serem identificados ou presos, e a recompensa que possivelmente seria obtida.

A ideia, com a cartilha, é aumentar a percepção de que o esforço ou o risco não valerão a pena, diante da recompensa que obteriam, diminuindo desta forma as chances do crime acontecer. Para ajudar nesta tarefa a Polícia Militar preparou algumas dicas e orientações importantes para dificultar a ação dos bandidos.

Dicas

A  cartilha que trata sobre a segurança do estabelecimento mostra pontos  que podem e devem ser melhorados ou reforçados nas lojas. Um dos itens trata da fachada. As vitrines e portas, por exemplo, devem permitir boa visibilidade da rua para o interior da loja e vice-versa. Outro detalhe diz respeito aos toldos, que segundo a cartilha, devem estar acima da linha da porta, para não reduzir o campo de visão. O caixa, muito visado por ladrões, seve ser posicionado em local que permita acompanhar quem entra e sai, bem como, visualizar toda a área interna e externa da loja.

Estratégia de distribuição

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joaçaba (CDL), Paulo Delfino Pinto e o vice-presidente da CDL de Herval d’Oeste, José Carlos Kusch, colocaram as entidades à disposição e estarão auxiliando a Polícia Militar na distribuição das Cartilhas. Joaçaba deverá receber mil cartilhas, volume suficiente para atender um número expressivo de estabelecimentos. O trabalho de distribuição vai acontecer no dia 22 de outubro em Herval d’Oeste e no dia 23 em Joaçaba. Serão formadas equipes compostas por representantes das entidades que estarão visitando os estabelecimentos comerciais. Uma iniciativa importante que vai repassar dicas e orientação úteis aos lojistas.

Fonte: Marcelo Santos/Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X