Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 16:24

Região

Governador implanta Corpo de Bombeiros Comunitário em Seara

Publicado em 30/10/2015 ás10:00

Jaqueline Noceti/Secom

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

O governador Raimundo Colombo, acompanhado do coronel Bombeiro Militar, Onir Mocellin, participou nesta quinta-feira, 29, da cerimônia de implantação do Corpo de Bombeiros Comunitário no município de Seara, no Oeste do Estado. Também foram entregues equipamentos, um caminhão de combate a incêndio, uma ambulância e uma viatura para vistorias. Foram investidos cerca de R$ 1 milhão na aquisição dos equipamentos e na implantação da corporação.

“Essa era uma região que não estava bem atendida e com os investimentos feitos aqui com equipamentos e estrutura vamos melhorar muito no atendimento, na prevenção, na orientação, na fiscalização e também na proteção das pessoas. É um trabalho muito bom e uma conquista muito grande para toda essa região”, disse Colombo.

O Corpo de Bombeiros Militar de Seara inicia oficialmente suas atividades operacionais na região. Antes de sua implantação, as emergências, que necessitavam da intervenção da corporação, recebiam o primeiro atendimento dos Bombeiros Voluntários presentes no município. Com o objetivo de melhorar o nível de qualidade no atendimento, e diminuir o tempo resposta à comunidade de Seara, o comando do Corpo de Bombeiros Militar iniciou o estudo técnico de viabilidade para a instalação de uma unidade da corporação no município.

“É muito importante ter essa estrutura para atender a demanda da região com um maior respaldo no atendimento às ocorrências. Será um trabalho junto com a comunidade, ou seja, com os voluntários, o que fortalece os atendimentos a população”, destacou o sargento BM, Rodrigo Somensi.

As primeiras tratativas começaram em 2014, entre a Prefeitura de Seara e o Corpo de Bombeiros Militar. Em 27 de março de 2015, foi firmado o convênio, entre o Governo do Estado e o município de Seara, para a execução dos serviços prestados pelos Bombeiros Militares. Desde 2012 a corporação já mantinha instalada a Seção de Atividades Técnicas (SAT), para o exercício do poder de polícia, através da análise de projetos preventivos contra incêndios e pânico, e das vistorias em edificações.

Na estrutura são 12 bombeiros militares atuando e mais 25 bombeiros voluntários que estão em cursos. Vários equipamentos já foram adicionados à estrutura da corporação, a exemplo de um caminhão de combate a incêndios, além de um jet-ski e um barco. Também foram adquiridos novos equipamentos para abertura de ferragens, em caso de acidentes entre veículos e equipamentos de proteção individual.

O bombeiro voluntário, Jocelino Phitan, destacou que é uma experiência nova em conjunto com os Bombeiros Militares. “Antes tínhamos receio de trabalhar em conjunto, mas depois do primeiro atendimento, com uma senhora de 102 anos, aquele sentimento foi quebrado. Agora estamos aprendendo muito com as técnicas deles. É uma troca de experiências. Eles vêm de uma estrutura e escola diferentes em relação ao bombeiro voluntário. Está sendo muito bom trabalhar com eles”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X